O Ministério da Educação definiu “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” como tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O anúncio foi feito neste domingo, 9, pelo ministro Camilo Santana, na rede social X.
Além da redação, os participantes realizam nesta tarde as provas de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas. Os portões foram abertos às 13h e a aplicação começou às 13h30, com término previsto para as 19h (horário de Brasília).
Estrutura do texto
Os candidatos deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, a partir da situação-problema apresentada e dos textos motivadores. O texto precisa defender um ponto de vista de forma coerente e conter proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
Correção e pontuação
Somente redações transcritas para a folha oficial serão avaliadas. Cada texto passará por dois corretores independentes, graduados em Letras ou Linguística, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cinco competências. A pontuação final será a média aritmética entre as notas dos dois avaliadores, podendo alcançar 1.000 pontos.
Situações que zeram a prova
O edital do Enem 2024 prevê nota zero para redações que:
- fujam ao tema;
- não contenham texto na folha de redação;
- apresentem até sete linhas manuscritas;
- sejam escritas predominantemente em língua estrangeira;
- incluam identificação do candidato;
- não sigam a estrutura dissertativo-argumentativa;
- contenham palavrões, desenhos ou outras formas de anulação proposital.
A prova segue até o início da noite em todo o país.
Com informações de Infonet
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








