Uma pesquisa realizada pelo PoderData/AYA e divulgada nesta sexta-feira, 29 de maio de 2026, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta um potencial de voto superior ao do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
De acordo com os dados, 36% dos entrevistados afirmaram que Lula é o “único em que votariam”, enquanto 12% manifestaram a possibilidade de voto no presidente. Por outro lado, 48% dos participantes da pesquisa disseram que “não votariam de jeito nenhum” no petista, e 3% não souberam opinar.
“A pesquisa mostra um cenário interessante para Lula, que ainda mantém uma base de apoio significativa, apesar das críticas”, comentou um analista político.
No caso do senador Flávio Bolsonaro, a situação também foi analisada. O levantamento indicou que 30% dos entrevistados consideram Flávio como o “único em que votariam”, enquanto 17% estão abertos a votar no parlamentar. Em contrapartida, 49% afirmaram que “não votariam de jeito nenhum” no filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e 5% não souberam responder.
“Os números refletem um momento de polarização política no Brasil, onde as figuras mais proeminentes ainda atraem tanto apoio quanto rejeição”, destacou o especialista.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 25 e 28 de maio, com um total de 2.400 entrevistas realizadas em 651 municípios, utilizando ligações telefônicas como método de coleta de dados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com uma taxa de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 23 de maio de 2026, sob o número BR-04882/2026.
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








