Aracaju – A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na terça-feira, 25, para criticar a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e o Governo do Estado pelo atraso no pagamento de recursos referentes à Lei Aldir Blanc.
A parlamentar afirmou que artistas e demais trabalhadores da cultura aguardam, desde maio, o repasse dos valores dos editais 7 e 9 – voltados à formação cultural e à circulação artística. Segundo ela, a demora compromete cronogramas, orçamentos e a subsistência dos beneficiários.
Linda Brasil lembrou que a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) garante recursos federais para várias linguagens artísticas, permitindo geração de renda e valorização da produção cultural. Contudo, disse que a execução em Sergipe tem sido prejudicada pela “morosidade” nos pagamentos.
A deputada também questionou a ausência de novos editais, apesar de, segundo ela, já haver verbas liberadas. “A quem interessa essa morosidade nos repasses da PNAB aos artistas?”, indagou, reiterando compromisso em fiscalizar a execução das políticas culturais no estado.
Com informações de Portal Infonet
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








