Sisu 2024: UFS publica edital com orientações para pré-matrícula

Sisu 2024: UFS publica edital com orientações para pré-matrícula

UFS oferta 5.640 vagas distribuídas entre os seis campi da instituição

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS) publicou o processo seletivo para provimento de vagas nos cursos de graduação presencial da instituição, para para ingresso nos 1º e 2º períodos letivos regulares de 2024, disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, a UFS oferta 5.640 vagas distribuídas entre os seis campi da instituição.

A seleção dos candidatos será realizada em fase única, exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os candidatos interessados em concorrer às vagas deverão verificar as informações constantes do Termo de Adesão da UFS ao Sisu 2024.

Os aprovados serão convocados em chamada regular a ser divulgada pela Prograd no dia 31 de janeiro. A pré-matrícula institucional será realizada exclusivamente via Portal de Ingresso da UFS com o envio de toda a documentação obrigatória de 02 a 07 de fevereiro, seguindo dias e horários específicos para cada curso.

+ Clique aqui para acessar o Edital Nº 04/2024/Prograd na íntegra com todas as informações.

O pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, explica que, como feito desde 2021, a matrícula será realizada toda de forma on-line. “É fundamental que os estudantes leiam com atenção todo o edital. E quem optar por concorrer por cotas, que observe as exigências para cada uma delas. Todo o processo será feito através do nosso Portal de Ingresso e o estudante deve acompanhar o andamento do processo por lá”.

Cotas por renda

Os candidatos que concorrerão a vagas destinadas a pessoas com renda menor ou igual a um salário deverão fazer a comprovação de renda, exclusivamente, por meio do Extrato de Consulta Completa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, dando acesso a diversos programas sociais. Criado pelo Governo Federal, ele é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, sendo o cadastro feito de forma presencial junto a cada uma delas.

No Sisu 2023, a UFS aceitou pela última vez as duas modalidades na matrícula: a tradicional, apresentando todos os documentos comprobatórios de sua situação de vulnerabilidade; ou a apresentação do CadÚnico de forma ainda opcional. Para 2024, apenas a certidão do CadÚnico será aceita como comprovante para os cotistas por renda.

Cotas raciais

O candidato aprovado que se autodeclarar preto ou pardo terá a efetivação da pré-matrícula condicionada à análise das três fotos, enviadas em tamanho 5×7 e formato PDF, pela Comissão de Heteroidentificação, que verificará a veracidade da autodeclaração.

Se a Comissão de Heteroidentificação concluir que a documentação apresentadanão não é suficiente para comprovar a autodeclaração alegada, o candidato deverá participar de avaliação presencial no período de 22 a 27 de fevereiro, conforme cronograma com local, data e horário a ser divulgado até o dia 16 de fevereiro, ficando seu status no Portal de Ingresso como “aguardando comparecimento”.

Os convocados que não comparecerem para a realização da verificação presencial serão considerados desistentes, perdendo o direito à vaga.

Cotas para indígenas, quilombolas e PcD

Para vaga reservada para indígena, será considerado, exclusivamente, o critério de pertencimento étnico para aferição da condição autodeclarada, com base na Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena. Para vaga reservada para quilombola, será considerado, exclusivamente, o critério de pertencimento étnico para aferição dacondição autodeclarada, com base na Declaração de Pertencimento.

Já os candidatos que concorrem a vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) terão a efetivação da pré-matrícula condicionada à análise documental pela Comissão Multiprofissional de Atenção à Saúde dos Servidores, Trabalhadores e Discentes criada no âmbito da UFS.

Fonte: Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/UFS

Compartilhar Post