PSD, de Fábio Mitidieri, e União Brasil, de André Moura, vão controlar mais de 67% das prefeituras de SE
Camila Farias
No último domingo, 6, mais de 1,7 milhão de sergipanos estavam aptos a votar nos 75 municípios e eleger ou reeleger prefeitos e vereadores, sendo que em 74 deles a decisão final ocorreu no domingo mesmo, visto que somente na capital poderia ter 2º turno, o que aconteceu.
Os resultados das urnas no domingo passado revelaram uma configuração eleitoral nos 74 municípios sergipanos que sugere o controle político dividido da grande maioria das prefeituras nas mãos dos partidos do governador Fábio Mitidieri, o PSD, e do ex-deputado federal André Moura, o União Brasil, pai da candidata Yandra, que ficou em 3º lugar na eleição para a Prefeitura de Aracaju.
O PSD elegeu 26 prefeitos e o União, 24, ou seja, dos 74 municípios, 50 estão concentrados diretamente com Fábio Mitidieri e André Moura, o que representa 67,5% do total. Além disso, foram contabilizados mais dez outros prefeitos eleitos a partidos aliados tanto ao governador quanto ao ex-deputado federal, como é o caso do PP, MDB, PDT, Republicanos e Podemos, perfazendo uma força política que chega a 63 municípios.
Candidaturas eleitas em Sergipe por partido
Organizado com base nos partidos vencedores das eleições 2024 para cargos de prefeitura nos 75 municípios do estado
Proporção de candidatos e eleitos por partido

Em Sergipe, 44 municípios elegeram “novos” prefeitos e 30 outros foram reeleitos. Vale a pena destacar que somente o município de São Miguel do Aleixo teve uma só candidatura à prefeitura, que foi de Cleane de Everton, do União Brasil.
No município de General Maynard, Marcones Melo (PSD) foi o mais votado, mas teve sua candidatura anulada judicialmente. Dessa forma, quem deve assumir o cargo é Acássia Sobral, do PT, que teve 27,6% dos votos.
Fonte : mangue jornalismo