O primeiro paciente contemplado com a cirurgia cardiovascular minimamente invasiva em Sergipe

O primeiro paciente contemplado com a cirurgia cardiovascular minimamente invasiva em Sergipe

O primeiro paciente contemplado com a cirurgia cardiovascular minimamente invasiva em Sergipe foi o agricultor Edson Bispo dos Santos, 50 anos, do município de Itabaianinha, para troca de válvula aórtica. Ele passou pelo procedimento cirúrgico no HC no dia 21 de dezembro e teve alta alguns dias depois.

“Após sentir uns sintomas, procurei um médico que me encaminhou para o Cirurgia. No Ambulatório do hospital, fui bem atendido por doutor Wilson, que se comoveu com o meu caso, me encaminhou para a cirurgia e disse que tinha uma nova técnica que iria utilizar no meu procedimento. E, graças a Deus, estou aqui bem. Agradeço muito ao doutor Wilson e ao hospital pelo carinho e pelo cuidado comigo”, relatou Edson Bispo.

Pioneirismo e referência

Desde a fundação em 1926, o Hospital de Cirurgia promove em Sergipe diversas inovações na área da saúde, sobretudo, na cardiologia. Foi no HC que ocorreu a primeira cirurgia cardíaca, o primeiro implante de marca-passo, o primeiro transplante cardíaco da Região Norte e Nordeste do Brasil, o primeiro tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO).

O Hospital de Cirurgia também implantou o primeiro Laboratório de Hemodinâmica – sendo o responsável pelo primeiro cateterismo – e formou dezenas de cardiologistas e cirurgiões cardiovasculares, ao fundar a Residência Médica nas duas especialidades em Sergipe, na década de 1980.

“Quando assumimos a gestão do HC, por meio da Intervenção Judicial, em 2018, as cirurgias cardíacas estavam paralisadas há mais de 60 dias. Mas, graças a um trabalho com muito foco e comprometimento, revitalizamos o Serviço de Cardiologia. E, hoje, com muita satisfação, o Cirurgia, que é berço da Cardiologia em nosso estado, desponta com esta técnica de cirurgia cardiovascular minimamente invasiva”, destaca a interventora judicial do HC, a enfermeira Márcia Guimarães.

Assessoria de Comunicação

Compartilhar Post