Empresário aplaude Vital do Rêgo na presidência  do TCU e deseja sucesso ao amigo e político 

Empresário aplaude Vital do Rêgo na presidência  do TCU e deseja sucesso ao amigo e político 

 

 

O empresário e político Lauro Antônio Teixeira Menezes não só aplaudiu o fato do ministro Vital do Rêgo ter assumido recentemente a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), mas considerou o fato extremamente importante, especialmente pelo fato de “a gestão do novo presidente priorizar a aproximação com a sociedade, o diálogo entre instituições, a modernização tecnológica e a promoção da equidade de gênero”, motivo que levou o nordestino da Paraíba ao alto cargo de presidente de um dos mais respeitados órgãos da administração pública do país.

 

“Vital do Rego é um exemplo de brasileiro que merece a admiração de todos”, diz entusiasmado Lauro Menezes sobre o amigo e político. Afinal, quem conhece a história desse nordestino que, inspirado pelo pai, Antônio Vital do Rêgo, grande jurista e político paraibano, entrou para vida pública ainda muito jovem, aos 25 anos. Formado em Medicina e Direito, exerceu mandatos eletivos como vereador por duas vezes, deputado estadual por três legislaturas, deputado federal e senador.

Em 2014, por indicação do Senado Federal, Vital do Rêgo assumiu o honroso cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. “Integrar a Corte de Contas é para mim o coroamento dessa longa estrada de desafios e aprendizados, naturalmente acompanhado das mais elevadas responsabilidades”, disse certa vez. E mais: “A vontade de contribuir na busca de um País mais justo me impulsiona a exercer o cargo com esmero, independência e dedicação”.

Nesse sentido, o amigo e empresário Lauro Menezes concorda ao afirmar que “esses são elementos imprescindíveis às atribuições do TCU, órgão que exerce papel de extrema relevância no aperfeiçoamento da administração pública brasileira, sempre com o objetivo final de bem atender os interesses do cidadão.”

O ministro Vital do Rêgo tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). A vice-presidência da Casa será conduzida pelo ministro Jorge Oliveira. Eles foram eleitos, por unanimidade, na sessão última plenária do Colegiado e o exercício do mandato dos dois cargos se inicia a partir de 1º de janeiro de 2025, com a possibilidade de reeleição por igual período. Em seu discurso de posse, Vital do Rêgo enfatizou os avanços realizados pelo Tribunal nos últimos anos e reafirmou seu compromisso com a excelência do controle externo.

A cerimônia de posse foi realizada na sede do Tribunal e reuniu autoridades dos Três Poderes, representantes da sociedade civil e servidores do TCU. Na mesa de honra, estavam presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o governador da Paraíba, João Azevedo, o presidente da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle, Camilo Benitez, o conselheiro da OAB Felipe Sarmento, e a procuradora-geral do MPTCU, Cristina Machado.

Compartilhar Post