C2AE aprova autorização de crédito no valor de 36 milhões de dólares para Saúde de Sergipe
C2AE aprova autorização de crédito no valor de 36 milhões de dólares para Saúde de Sergipe
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (5) a mensagem que autoriza a contratação de operação de crédito externo de US$ 36 milhões, com garantia da União, entre o estado de Sergipe e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento parcial do Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde (Proredes). A matéria segue agora na forma de projeto de resolução para votação em Plenário.
A MSF 59/2023, de autoria da Presidência da República, recebeu parecer favorável do senador Laércio Oliveira (PP-SE) e foi lido pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que garantiu pedido de urgência para votação no Plenário.
“O Proredes é um importante programa que vai garantir a melhoria da saúde da população de Sergipe, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no estado, bem como modernizar os processos assistenciais e de gestão, sobretudo por meio de uma transformação digital na área da saúde. Parabenizo o senador Laercio pelo excelente relatório” aponta Alessandro.
O empréstimo, de cerca de R$ 179 milhões, tem prazo total de pagamento de 294 meses, sendo 72 meses de carência e 222 meses de amortização. O programa a ser financiado, como explicou Alessandro ao ler o relatório, tem por objetivo a melhoria da saúde da população de Sergipe, visando ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no estado, bem como modernizar os processos assistenciais e de gestão, sobretudo através de uma transformação digital na área da saúde.
Estão previstas, entre os resultados esperados com a implementação do programa, a ampliação da oferta de serviços oncológicos e materno-infantis, a capacitação de gestores e profissionais da saúde e a melhoria da gestão hospitalar e logística de medicamentos.
Por Assessoria Parlamentar