Análise Laboratorial Descarta Presença de Schistosoma Mansoni na Lagoa dos Tambaquis

Análise Laboratorial Descarta Presença de Schistosoma Mansoni na Lagoa dos Tambaquis

9

A Prefeitura de Estância, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), concluiu recentemente uma análise minuciosa na região da Lagoa dos Tambaquis para verificar a presença das formas imaturas do Schistosoma mansoni no caramujo do gênero biomphalaria, agente causador da esquistossomose, popularmente conhecida como ‘barriga d’água’.

Os Departamentos de Controle e Combate as Endemias e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde realizou a captura e envio dos caramujos, hospedeiros intermediários do schistosoma mansoni, para análise no Lacen. Todos as amostras analisadas em 2023 apresentaram resultados negativos, indicando a ausência de contaminação. Dessa forma, não há viabilidade para a conclusão do ciclo de desenvolvimento de vida do schistosoma mansoni, o que impossibilita a contaminação humana.

Durante o mês de dezembro, foram coletadas amostras em diferentes pontos da Lagoa dos Tambaquis, focando na pesquisa de caramujos para a identificação do agente etiológico da esquistossomose. Essa iniciativa visa contribuir para o controle do diagnóstico da doença parasitária.

O processo abrange a análise da água para verificar a positividade para cercárias, além da identificação da espécie do molusco, utilizando técnicas como exposição à luz, esmagamento e dissecação. O laudo emitido pelo Lacen revelou que todas as amostras analisadas deram negativas para o teste de diagnóstico de pesquisa de cercárias.

Este resultado reforça o compromisso da gestão municipal em manter a região livre da presença da esquistossomose. Durante o período de coleta, nenhum caramujo foi encontrado na região dos bares, local de grande fluxo turístico, indicando a efetividade das práticas adotadas.

Vale ressaltar que o último peixamento, realizado em parceria com a Codevasf no dia 20 de dezembro, consistiu na soltura de 50 mil alevinos de Tambaquis. Essa ação fortalece o comprometimento contínuo no combate à esquistossomose, destacando a importância do controle biológico para manter a região segura e livre de riscos para a saúde pública.

Links Relacionados
https://www.estancia.se.gov.br/site/paginadinamica/paginadinamica-281220231310272180-RESULTADO-DE-AN-LISE-DE-IDENTIFICA-O-TAXON-MICA-DE-MOLUSCOS-NA-LAGOA-DOS-TAMBAQUIS
Tags

Compartilhar Post