Abralegal defende transparência na divulgação dos atos públicos
É a garantia para que o cidadão saiba qual o destino de cada centavo dos tributos recolhidos e como esse dinheiro está sendo aplicado, proclamou Camargo, da Abralegal
Notícia da Rede Catarinense de Notícias (RCN) – parceira do Jornal Metas
A ABRALEGAL- Associação das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal – teve uma importante participação no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento teve início na segunda feira, 11, e termina nesta quinta-feira, 14.
Em sua apresentação, o advogado da Associação, Bruno Camargo, defendeu que cada ato envolvendo recursos públicos seja devidamente publicado, tanto em diários oficiais, como em diários de grande circulação, exatamente como diz a lei. Segundo o palestrante, essa dupla publicação garante a disseminação da informação e permite que qualquer cidadão possa acompanhar de perto o uso do dinheiro público.
Transparência é a chave, a garantia para que o cidadão saiba qual o destino de cada centavo dos tributos recolhidos e como esse dinheiro está sendo aplicado, proclamou Camargo, da Abralegal. Reforçou que o trabalho da Associação é evitar qualquer forma de irregularidade e que esse compromisso com a transparência não é apenas uma exigência legal, mas um dever moral, “que nos guia e nos motiva diariamente”, conclui o advogado da Associação das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal.
Bruno Dantas, Benjamin Zymler e Antonio Anastasia. Eles participarão dos debates em torno do tema “Controle externo, diálogos institucionais e efetividade das políticas públicas”, entre os dias 11 e 14 de novembro.
A expectativa é que o evento reúna cerca de 1,5 mil pessoas, entre autoridades do setor público, especialistas, gestores, servidores públicos e acadêmicos. Durante as atividades, que estarão concentradas no Mabu Thermas Grand Resort, os participantes poderão ouvir palestras, participar de apresentações de projetos e conhecer um pouco mais das boas práticas do Sistema Tribunais de Contas
Em mensagem aos participantes, os organizadores do evento – uma parceria entre Atricon, TCE-PR, IRB, CNPTC, Abracom e Audicon – escrevem: “Buscamos debater temas centrais da efetivação das políticas públicas brasileiras, abordando de forma transversal questões afetas ao papel dos Tribunais de Contas como agentes catalisadores na concretização das políticas públicas. Nosso objetivo principal é o aperfeiçoamento do Sistema em prol da efetividade das políticas públicas”