A Prefeitura de Aracaju realizou hoje, 15 de julho de 2026, a primeira reunião para a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI). Este plano tem como objetivo estabelecer diretrizes para o planejamento, organização e gestão das áreas costeiras da capital.
A criação do PGI é uma exigência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para a renovação da delegação da gestão das praias ao município, seguindo a metodologia do Projeto Orla, conforme a Lei nº 7.661/1988, que instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC).
O plano abrangerá áreas estratégicas do litoral de Aracaju, incluindo a Orla da Atalaia, que compreende as praias dos Artistas, Havaizinho, Atalaia e Cinelândia, além da Orla Sul, formada pelas praias de Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio, Mosqueiro e Viral. Também serão contempladas as orlas do Bairro Industrial, Porto Dantas e Pôr do Sol, em Mosqueiro.
Nesta primeira etapa, representantes de diversas secretarias municipais conheceram as diretrizes, a metodologia e o cronograma para a elaboração do PGI, que será desenvolvido de forma integrada entre os órgãos da administração municipal e contará com a participação da sociedade civil.
“Hoje iniciamos a construção de um projeto integrado, no qual diferentes secretarias contribuirão com suas experiências e competências, tanto na área econômica quanto ambiental. O objetivo é planejar o futuro de um dos maiores patrimônios turísticos de Aracaju, garantindo uma gestão mais eficiente e sustentável das nossas orlas”, afirmou o secretário municipal do Turismo, Fábio Andrade.
Segundo Andrade, a iniciativa colocará Aracaju em evidência no estado. “Com a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla, Aracaju será o primeiro município de Sergipe a desenvolver esse instrumento de planejamento, permitindo que esses espaços evoluam de forma organizada, acompanhando o crescimento da cidade”, acrescentou.
O diretor de Orlas e Parques, Fabiano Braga, enfatizou que o processo será participativo e envolverá diferentes segmentos da sociedade. “As orlas de Aracaju possuem características distintas e, por isso, o trabalho será desenvolvido por etapas. Além da integração entre as secretarias municipais, teremos a participação de representantes da sociedade civil, como associações de bares e restaurantes, comerciantes, ambulantes, setor hoteleiro, moradores, turistas e demais atores envolvidos com esses espaços”, explicou.
A oceanógrafa Andreora Schmidt, da empresa Ecolibra e facilitadora credenciada do Projeto Orla, destacou que o PGI fornecerá as bases para uma gestão compartilhada e mais eficiente das áreas costeiras. “O Projeto Orla oferece uma metodologia consolidada para organizar esses territórios, promovendo uma gestão integrada, participativa e alinhada às necessidades ambientais, sociais e econômicas do município”, afirmou.
Schmidt acrescentou que o trabalho está na fase inicial de elaboração, focada no diagnóstico das áreas contempladas. “Neste momento estamos iniciando o processo de institucionalização do projeto e apresentando à Prefeitura todas as etapas da metodologia. Paralelamente, realizamos o diagnóstico das orlas, identificando suas características, potencialidades, desafios e necessidades. Esse levantamento será fundamental para orientar a construção do plano e definir as ações prioritárias para cada trecho da costa”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








