O Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia da Universidade Federal de Sergipe (PROPEC/UFS) recebe, até 24 de maio de 2026, inscrições para uma bolsa de Jornalismo Científico nível JC-2. A oportunidade faz parte do Edital PROPEC/FAPESP/UFS nº 02/2026 e integra o projeto “A governança econômica das redes digitais: para uma análise dos mercados e da concorrência da Internet e seus impactos sobre os direitos dos usuários”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Os interessados devem encaminhar a documentação exigida para o e-mail regulacao.ufs.fapesp@gmail.com, usando no assunto “Inscrição Bolsa JC-2”.
Condições da bolsa
O contrato tem duração de seis meses, com início previsto para junho de 2026, e remuneração mensal de R$ 3.270,00. O bolsista atuará presencialmente na sede do projeto, na UFS, produzindo conteúdos de divulgação científica e de comunicação pública da pesquisa.
Atribuições
Entre as atividades previstas estão:
- Elaboração de material para o curso de Educação a Distância (EAD) “Economia Política das Plataformas Digitais”;
- Divulgação de relatórios técnicos sobre mercados digitais em diversos países;
- Ampliação do acesso a debates sobre plataformas digitais, concorrência e direitos dos usuários por meio de linguagem acessível.
Requisitos
- Diploma de graduação, preferencialmente em Jornalismo ou Comunicação Social;
- Ausência de vínculo empregatício;
- Matrícula ou conclusão de curso de Introdução ao Jornalismo Científico com, no mínimo, 90 horas, conforme exigência da FAPESP.
Cronograma
- Publicação do edital: 22/05/2026;
- Envio de candidaturas: 22/04/2026 a 24/05/2026;
- Resultado preliminar: 01/06/2026;
- Prazo para recursos: 04/06/2026;
- Resultado final: 08/06/2026;
- Solicitação de implementação da bolsa: a partir de junho de 2026, seguindo o calendário da FAPESP.
O edital completo com todos os detalhes da seleção está disponível no site do PROPEC/UFS.
Com informações de Infonet
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








