A Lei nº 9.831, de 10 de dezembro de 2025, sancionada pelo Executivo estadual e proposta pelo deputado Paulo Júnior (PV), declara a Festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos, de Laranjeiras, como Bem de Interesse Cultural do Estado de Sergipe. O texto foi publicado no Diário Oficial em 11 de dezembro de 2025.
Com a nova norma, a manifestação passa a ser amparada pelo §1º do art. 9º da Lei nº 9.088/2022, que disciplina a proteção do patrimônio cultural sergipano. A celebração, realizada anualmente no segundo domingo de outubro, também foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Expressão histórica
Considerada uma das tradições populares mais antigas de Sergipe, a festa tem registros desde o século XIX. Seu enredo remete ao período colonial, encenando de forma festiva a resistência dos negros escravizados e a presença indígena na formação social local.
Durante todo o dia, as ruas de Laranjeiras transformam-se em palco para cortejos, danças, músicas e encenações. Os Lambe-Sujos simbolizam os escravizados que recorriam à camuflagem para fugir dos capitães-do-mato, enquanto os Caboclinhos destacam a identidade indígena com trajes e pinturas típicas.
O reconhecimento legal reforça a importância da celebração para a identidade sergipana, ampliando sua visibilidade e preservação.
Com informações de Assembleia Legislativa de Sergipe
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








