A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu, na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro, seu maior reconhecimento institucional, o Título de Cidadão Aracajuano, ao coronel do Exército Ricardo Pereira Barreto. A homenagem foi proposta pelo vereador e 1º secretário da Mesa Diretora, Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), e entregue em sessão solene no plenário da Casa.
Ao justificar a condecoração, Sargento Byron destacou a trajetória do militar e o vínculo estabelecido com a capital sergipana. “Mesmo nas noites mais claras, nunca vi tantas estrelas reunidas. Isso é prestígio, coronel. O seu nome foi aprovado com louvor”, afirmou o parlamentar, estendendo o reconhecimento ao 28º Batalhão de Caçadores, comandado por Barreto.
Nascido em Salvador (BA), o coronel agradeceu o título e ressaltou o acolhimento recebido em Aracaju. “Aracaju é uma terra acolhedora que abraçou minha família desde o primeiro momento”, declarou, mencionando ainda o apoio de colegas de farda e vereadores.
Carreira militar
Ricardo Pereira Barreto ingressou no Exército em 1997. Já serviu em diversas unidades, entre elas o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (Campina Grande/PB), o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Tabatinga/AM) e o 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) (Rio de Janeiro/RJ). Também passou pelo 62º Batalhão de Infantaria (Joinville/SC), pela Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ), pelo 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (Maceió/AL) e pelo Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Marabá/PA).
O oficial participou ainda de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Congo e no Haiti.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares. Ao fim do evento, o vereador Byron presenteou o homenageado com um azulejo produzido pelo artista e policial militar Clécio Barroso.
Com informações de Câmara Municipal de Aracaju
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








