Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na quinta-feira, 11 de dezembro, o vereador Miltinho Dantas ressaltou a importância da inauguração do Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS), ocorrida um dia antes, no bairro Capucho, em Aracaju.
“Parabenizo o governador pelo grande feito — talvez sua maior obra — ao entregar o Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda, um equipamento que vários gestores desejaram concluir e que beneficiará a população que depende desse serviço essencial”, afirmou o parlamentar.
Primeira unidade oncológica exclusiva do Estado
Segundo Miltinho Dantas, o governador Fábio Mitidieri oficializou a concretização de um sonho aguardado por muitos sergipanos. O empreendimento recebeu mais de R$ 170 milhões em investimentos e tornou-se a primeira unidade no estado dedicada exclusivamente ao tratamento oncológico.
Estrutura e capacidade
Com 230 leitos ao todo, o HCS conta com 135 vagas para internação, distribuídas em 10 leitos de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 13 de isolamento e 102 de enfermaria. A estrutura atende diferentes especialidades, entre elas oncologia clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), oncologia cirúrgica e oncologia pediátrica.
O hospital oferece ainda 20 leitos de pronto-socorro — voltados à estabilização e observação de adultos e crianças — e 75 leitos para sessões de quimioterapia, sendo 60 destinados a pacientes adultos, 14 pediátricos e um de isolamento.
Com a nova unidade, Sergipe passa a contar com um serviço oncológico de referência, projetado para oferecer atendimento humanizado e ágil aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com informações de Câmara Municipal de Aracaju
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








