A União e o Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram um acordo na última quinta-feira, 28 de maio de 2026, que viabiliza uma operação de crédito ao Banco Regional de Brasília (BRB). Este banco está em meio a investigações relacionadas a fraudes no caso Master.
Segundo os termos do acordo, o BRB poderá solicitar um empréstimo de R$ 6,6 bilhões junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma entidade privada que congrega bancos públicos e privados. É importante ressaltar que essa operação não contará com o aval financeiro do governo federal.
As verbas federais destinadas ao Distrito Federal por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) servirão como garantia para o FGC. O acordo foi estabelecido após uma audiência de conciliação que contou com a participação do ministro Luiz Fux.
O GDF já havia recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando que o Tesouro Nacional revisasse a nota de crédito do governo distrital para permitir a realização da operação de crédito. Com a assinatura do acordo, não foi necessária uma decisão judicial para resolver essa questão.
Esse empréstimo é uma exigência do Banco Central (BC), que busca recompor as contas do BRB após as fraudes detectadas nas investigações da Operação Compliance Zero, realizada pela Polícia Federal. Em setembro do ano passado, o BC havia rejeitado a compra do Master pelo BRB devido à identificação de diversas fraudes, incluindo ativos financeiros sem lastro.
O desdobramento deste acordo representa uma tentativa de estabilizar a situação financeira do BRB e garantir a continuidade de suas operações em meio a um cenário desafiador. O impacto desse empréstimo será monitorado tanto pelo GDF quanto pelo Banco Central, que continuará acompanhando as medidas para evitar novas irregularidades.
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








