A Secretaria de Estado da Saúde realizou ações de prevenção e atendimento durante a 25ª Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe, neste domingo, 30, na Orla de Atalaia. O evento contou com testagem para ISTs, distribuição de preservativos e suporte do Samu 192 Sergipe.
A prevenção e a assistência à saúde estiveram presentes na 25ª Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe, realizada neste domingo, 30, na Orla de Atalaia. Durante a programação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou ao evento o Camisildo e a unidade móvel ‘Fique Sabendo’, com ações de prevenção e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) também permaneceu de prontidão para atendimentos pré-hospitalares. A ação de prevenção foi coordenada pelo Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, com o objetivo de aproximar os serviços de saúde do público participante da Parada.
Na unidade móvel ‘Fique Sabendo’, instalada na Praia da Cinelândia, foram realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. O atendimento foi gratuito e ocorreu por ordem de chegada.
“Foram disponibilizados preservativos masculinos e femininos e realizadas orientações sobre prevenção, além da testagem. A proposta foi ampliar o acesso à informação para que as pessoas pudessem conhecer as estratégias existentes e identificar os momentos adequados para buscar orientação e atendimento nos serviços de saúde”, destacou a referência técnica do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana.
A programação também incluiu atividades educativas. Estudantes voluntários do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) abordaram participantes para conversar sobre prevenção do HIV, uso de preservativos e conhecimento sobre a PrEP e a PEP. Durante as abordagens, os estudantes aplicaram questionários sobre o uso de preservativos e o conhecimento da população a respeito das estratégias de prevenção.
Na área de assistência, o Samu 192 Sergipe disponibilizou uma Unidade de Suporte Básico (USB), formada por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. A estrutura contou ainda com uma dupla de motolância, composta por dois técnicos de enfermagem, ampliando a capacidade de resposta das equipes em situações que necessitassem de atendimento de urgência.
O influenciador Djair Gomes, de 28 anos, que vive com HIV há dez anos, ressaltou a importância de ampliar o acesso à testagem e às informações sobre prevenção. “Fui diagnosticado quando fui fazer uma doação de sangue. Antes disso, eu não sabia onde fazer o teste e também não conhecia a PrEP. Aqui na Parada LGBT, tivemos um ponto de testagem, com testes para HIV e outras ISTs. É muito importante fazer a testagem com frequência, mesmo que você não tenha uma vida sexual ativa. Fazer o teste também é um ato de cuidado”, avaliou Djair.













Fonte: Governo de Sergipe – Saúde
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








