Sergipe integrou, neste sábado, 27, o Dia D Nacional de lançamento dos componentes Créditos Financeiros e Prestação de Serviços Especializados em Caráter Complementar, que fazem parte do Programa Agora Tem Especialistas. Essa iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), visa agilizar o atendimento e diminuir as filas de espera para procedimentos cirúrgicos no estado.
As ações tiveram início no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, José Franco Sobrinho, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e no Hospital Nossa Senhora da Conceição, unidade contratualizada pelo Estado. O Hospital Regional de Socorro foi selecionado para a modalidade 2 do componente de Prestação de Serviços Especializados em Caráter Complementar, o que permitirá a realização de cerca de 500 procedimentos cirúrgicos, incluindo laqueadura, vasectomia, postectomia, histerectomia, hernioplastia e colecistectomia.
Essas ações têm como objetivo principal a redução das filas de espera e a agilidade no atendimento de pacientes que já estão regulados pelo sistema estadual. Para a execução dos procedimentos, a contratação de profissionais especializados será realizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), enquanto o Hospital Regional de Socorro fornecerá a infraestrutura e a capacidade técnica necessárias.
“Hoje é um dia muito especial, em que a SES inicia, no Hospital Regional de Socorro, as atividades do Programa Agora Tem Especialistas. Com essa parceria com o Ministério da Saúde, buscamos reduzir a fila de pacientes que já aguardavam procedimentos especializados no sistema estadual de regulação”, destacou a coordenadora estadual da Atenção Hospitalar e Domiciliar da SES, Dahiana Oliveira.
No primeiro dia de atividades do programa, 23 pacientes passaram por consultas especializadas, exames e triagem com um cirurgião-geral para o agendamento das cirurgias no Hospital Regional de Socorro. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, foram realizadas 12 cirurgias por meio do componente Créditos Financeiros do Programa Agora Tem Especialistas.
“Ao todo, realizaremos cerca de 500 procedimentos por meio dessa parceria entre a SES e o Ministério da Saúde. Essa iniciativa é de grande importância para a saúde estadual e chega para promover mais agilidade na realização de procedimentos cirúrgicos”, comentou a superintendente do Hospital Regional de Socorro, Eline Feitosa.
O Programa Agora Tem Especialistas, em conjunto com o Opera Sergipe, também busca facilitar o acesso da população a cirurgias, agilizando a realização de procedimentos para os pacientes cadastrados no Sistema de Regulação Estadual. O aposentado Antonino Bernardo da Silva, de 76 anos, foi um dos atendidos no Hospital Regional de Socorro e elogiou o serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.
“Eu achei essa iniciativa formidável, porque estava apreensivo e ansioso por esse momento. O SUS está de parabéns!”, afirmou.
Outro caso é o da pequena Thayla Beatriz Santos, de 10 anos, que também se beneficiará do programa para realizar uma hernioplastia. Sua mãe, a pescadora Márcia Françuele Santos, expressou alívio ao saber que a filha terá mais qualidade de vida após a cirurgia.
“Graças a Deus, minha filha vai fazer essa cirurgia e acabar, de uma vez por todas, com as dores que sente”, comentou.











Fonte: Governo de Sergipe – Saúde
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








