O primeiro resort da Hard Rock International no Brasil está enfrentando uma série de problemas judiciais no Ceará. O empreendimento, que foi anunciado em 2017 e prometia ser uma atração na praia de Lagoinha, em Paraipaba, na Grande Fortaleza, deveria ser entregue em dezembro de 2020. No entanto, a obra nunca foi finalizada e a empresa enfrenta agora mais de 566 ações na Justiça.
A construtora Residence Club era a responsável pelo projeto e pela comercialização das unidades em modelo de multipropriedade, onde vários compradores dividem cotas do mesmo imóvel. Contudo, com os atrasos sucessivos e o aumento das reclamações, a Hard Rock International decidiu romper a parceria com a empresa brasileira, abandonando o projeto.
As ações judiciais que tramitam na Justiça do Ceará cobram, em sua maioria, rescisões contratuais e indenizações relacionadas ao resort de Paraipaba. Outro projeto da Residence Club, localizado em Jericoacoara, também se encontra em situação similar, acumulando atrasos e reclamações.
Embora a maioria das ações seja direcionada à Residence Club, o grupo Hard Rock também é incluído, já que a empresa alegou que apenas licenciou a marca para o empreendimento. A quantidade de reclamações levou o Ministério Público do Ceará a abrir uma investigação sobre os possíveis danos causados aos consumidores, resultando na proibição da venda de novas unidades do resort.
Clientes insatisfeitos relataram que a Residence Club oferecia vouchers em restaurantes e hotéis na tentativa de convencer compradores a aceitar aditivos contratuais que prolongavam os prazos de entrega. Além disso, a empresa teria dificultado pedidos de distrato, aplicando multas de 25% sobre os valores de rescisão, além de uma taxa de corretagem de 6%.
O advogado Magno Aguiar, que representa cerca de 200 dos clientes prejudicados, destacou que a empresa prometia parcelamentos longos para a devolução dos valores, mas não cumpria com os pagamentos acordados. Em nota, a Hard Rock International informou que a Residence Club está proibida judicialmente de utilizar marcas e nomes da companhia.




