Polícia Civil da Bahia mira grupo suspeito de abastecer o comércio ilegal de armas entre Bahia e Sergipe. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão.
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Exarmatio, que visa desarticular uma organização criminosa dedicada ao abastecimento e comércio ilegal de armas de fogo entre os estados da Bahia e Sergipe.
A operação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em municípios como Feira de Santana, Santo Estêvão e Aracaju, Sergipe. Em Feira de Santana, as diligências foram realizadas nos bairros Parque Ipê, Renascer, Campo Limpo e Novo Horizonte.
De acordo com a Polícia Civil da Bahia (PCBA), as investigações indicam que o grupo opera de forma estruturada na comercialização clandestina de armas, com atuação interestadual e divisão de funções entre seus membros.
“Nosso objetivo é interromper o fluxo de armas e recursos da organização criminosa, identificar os envolvidos e enfraquecer a estrutura que permite a atuação desse grupo, com o bloqueio de bens”, afirmou o delegado Deivid Lopes, do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), em Feira de Santana.
Durante as ações, foram apreendidos quatro veículos, incluindo dois Toyota Corolla e duas motocicletas, além de oito aparelhos celulares, um notebook, um tablet, cerca de 150 cartões bancários e documentos relacionados à movimentação financeira dos investigados.
Todo o material coletado passará por uma análise das equipes responsáveis, o que pode ajudar na identificação de outros integrantes do grupo e esclarecer a dinâmica de aquisição, transporte e distribuição das armas, assim como o fluxo financeiro utilizado pela organização.
A Operação Exarmatio faz parte da Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Armas (RENARM), que se dedica ao combate ao comércio e à circulação ilegal de armamentos. As investigações revelam que o grupo possui uma estrutura organizada para a movimentação de armas e recursos financeiros.
Além da Polícia Civil da Bahia, a Operação Exarmatio conta com o apoio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana (DRFR/Feira de Santana), da Diretoria Regional de Polícia do Interior Leste (DIRPIN/Leste) e da Polícia Civil de Sergipe.
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








