Inscrições serão feitas por e-mail e obedecerão à ordem de chegada. Curso gratuito do IFS terá início no segundo semestre de 2026.
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) abre uma nova oportunidade para aqueles que não conseguiram participar do processo seletivo do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Noções Básicas para Cuidador de Idosos. Por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), foi publicado um edital de chamada pública para o preenchimento de 18 vagas ociosas disponíveis, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2026.
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das solicitações enviadas por e-mail, desde que os candidatos atendam aos requisitos estabelecidos no edital e apresentem toda a documentação exigida para matrícula.
Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais que já tenham concluído o Ensino Fundamental. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 24 e 28 de julho, exclusivamente pelo e-mail cre.ead.cso@ifs.edu.br, da Coordenadoria de Registro Escolar (CRE) do Campus Socorro.
No campo “Assunto” do e-mail, os candidatos devem informar o nome do curso seguido de seu nome completo, conforme orientações do edital. A efetivação da matrícula ocorrerá apenas após a conferência da documentação necessária.
Entre os documentos exigidos estão: documento oficial de identificação com CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência atualizado, foto 3×4 recente, certidão de nascimento ou casamento, certidão de quitação eleitoral, e outros documentos especificados no edital. Candidatos do sexo masculino com mais de 18 anos também devem apresentar comprovante de quitação com o serviço militar.
O curso será oferecido gratuitamente na modalidade de educação a distância (EaD), com momentos presenciais obrigatórios no Campus Socorro. Com uma carga horária total de 165 horas, a formação abrange conteúdos sobre o cuidado da pessoa idosa, incluindo ética, cidadania, anatomia e fisiologia, processos de saúde e doença, cuidados básicos em saúde e segurança do trabalho.
As aulas têm início previsto para o dia 24 de agosto. O IFS destaca que a oferta do curso está condicionada ao preenchimento de, no mínimo, 50% das vagas inicialmente ofertadas.
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








