O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) recebeu, na última terça-feira, 28 de maio de 2026, a visita de representantes da diretoria nacional e regional da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O encontro ocorreu por meio do projeto “SBN Vai às Regionais”, uma iniciativa que busca aproximar a entidade das diversas realidades da nefrologia no Brasil, visando fortalecer a assistência nefrológica em todo o país.
O superintendente do Huse, Rilton Morais, enfatizou a participação ativa da unidade nas discussões sobre o fortalecimento da rede estadual de saúde. “Foi um momento bastante positivo. O Huse participa muito desse processo de discussão da Rede Estadual de Saúde. Sabemos o quanto o Governo do Estado vem fortalecendo os hospitais regionais e esse diálogo contribui para avançarmos em processos de identificação, treinamento e educação continuada”, afirmou Morais.
Durante a visita, a diretoria teve a oportunidade de conhecer o Centro de Nefrologia Doutor Lúcio da Costa Pinto, onde discutiram os desafios e as possibilidades para o fortalecimento da assistência renal na rede pública de saúde. O presidente da SBN, José Moura Neto, expressou sua impressão positiva sobre o serviço prestado pela unidade. “Fiquei impressionado com a missão e, principalmente, com a importância do serviço que a unidade presta para a população. Existe um senso de pertencimento muito forte das pessoas que participaram da construção dessa história e também se formaram aqui. A gestão está de parabéns pelo serviço ofertado para todo o estado de Sergipe”, ressaltou.
A visita também ampliou as discussões sobre a organização da rede de cuidado ao paciente renal e o fortalecimento de estratégias voltadas à qualificação da assistência. José Moura Neto destacou a necessidade de entender as diferentes realidades do Brasil para construir estratégias mais eficazes. “A gente imagina que não tem como pensar em nefrologia sem ter esse conhecimento in loco do que ocorre nos diferentes estados do Brasil. O país é muito plural e precisamos entender essas realidades”, enfatizou.
O presidente da Regional Sergipe da SBN, Kleyton Bastos, ressaltou a importância da aproximação entre a sociedade médica e a rede pública estadual. “Nos colocamos à disposição para contribuir com a rede, seja na capacitação de profissionais, na discussão de estratégias de cuidado ou no fortalecimento da assistência nefrológica em Sergipe. A Sociedade Brasileira de Nefrologia tem total interesse em atuar de forma integrada com os serviços de saúde do estado”, comentou.
Além de José Moura Neto e Kleyton Bastos, participaram do encontro a vice-presidente Nordeste da SBN, Kalyanne Cabral, o primeiro-secretário da SBN, Felipe Neves, o tesoureiro da Regional Sergipe, Douglas Motta, e a secretária da Regional Sergipe, Manuela Melo.
O Centro de Nefrologia Doutor Lúcio da Costa Pinto, do Huse, é referência estadual no atendimento de pacientes renais em situação de urgência. A unidade oferece tratamento especializado por meio de hemodiálise e diálise peritoneal para pacientes com insuficiência renal. No último ano, foram realizadas mais de 9.700 sessões de diálise, e neste ano, já são mais de 3 mil sessões contabilizadas.
Os pacientes internados em enfermarias realizam hemodiálise em uma sala equipada com mais de 15 pontos de tratamento, além de um ponto de isolamento. Pacientes em setores fechados, como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), recebem assistência diretamente nos próprios setores, que possuem estrutura adequada para a realização do procedimento.








Fonte: Governo de Sergipe – Saúde


