O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), vinculado à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), emitiu nesta quinta-feira, 27, um alerta sobre o nível crítico do estoque de sangue tipo O negativo, o mais requisitado em atendimentos de emergência.
A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, destacou que o quadro exige atenção imediata, pois o tipo O negativo é raro e pode ser utilizado em qualquer paciente quando não há tempo para identificar o grupo sanguíneo. “Quando o estoque chega ao nível crítico, todo o sistema de atendimento fica em risco”, afirmou.
O Hemose convoca doadores O negativo aptos a realizarem a doação para restabelecer os níveis mínimos de segurança. “Cada bolsa desse tipo sanguíneo tem valor imensurável, especialmente em situações de urgência”, reforçou a superintendente.
Critérios para doação
Para doar, é necessário:
- Estar em bom estado de saúde e sem sintomas de gripe ou resfriado;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Apresentar documento oficial com foto.
Menores de 18 anos devem apresentar termo de autorização dos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemose.
Atendimento
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, na sede localizada no bairro Capucho, em Aracaju. Informações e agendamentos podem ser feitos pelos telefones (79) 3225-8019 e (79) 3225-8039.
Com informações de Governo de Sergipe
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








