Decreto estadual reconhece os prejuízos da seca nos dois municípios sergipanos. Chuvas abaixo do esperado agravaram a situação em povoados, assentamentos e áreas rurais.
Foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado o decreto que reconhece os municípios de Tobias Barreto e Carira em situação de emergência devido à estiagem que atinge a região. Na cidade de Tobias Barreto, as chuvas não foram suficientes para amenizar os efeitos da seca, que impacta grande parte da área, especialmente os povoados, lugarejos e assentamentos.
A Defesa Civil Estadual confirmou que a situação de emergência está estabelecida pelo período de 180 dias. Em Carira, as precipitações ocorreram abaixo do esperado entre fevereiro e a primeira semana de agosto. Essa situação resultou na insuficiência hídrica em toda a região, afetando especialmente a zona rural, que necessita de água para o consumo humano e animal.
No decreto, a administração municipal expressou a necessidade da continuidade do abastecimento de água por meio da operação caminhão-pipa e destacou a atual precariedade de recursos financeiros para prestar o suporte necessário. Assim como Tobias Barreto, a situação de emergência em Carira também foi decretada pelo período de 180 dias.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou que, desde o início da manhã do dia anterior, a administração municipal estava apta a solicitar recursos para ações emergenciais de defesa civil. Entre as medidas que podem ser financiadas estão a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
De acordo com o Ministério, a seca é caracterizada por um período prolongado de ausência de chuvas, e esse cenário no Brasil tem provocado, ao longo das últimas décadas, sucessivos impactos em centenas de municípios. Isso é especialmente notável no abastecimento de água e nas atividades econômicas que dependem das precipitações.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) informou que os territórios do Baixo São Francisco, Leste sergipano, Grande Aracaju e Sul sergipano têm enfrentado situação de seca fraca, moderada ou sem seca relativa. Já nos territórios do Médio Sertão, Agreste Central e em uma pequena porção dos territórios do Alto Sertão, a mitigação da seca foi de moderada para fraca.
Conforme dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, mais de 1,8 milhão de pessoas no Nordeste estão enfrentando situação crítica de vulnerabilidade. Os estados de Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe vivenciam, nos últimos dois anos, um dos piores cenários em termos de volume de chuvas desde 1980. Cidades com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil.
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








