‘Sergipe é aqui’ chega à 14ª edição no município de Campo do Brito

‘Sergipe é aqui’ chega à 14ª edição no município de Campo do Brito

Cidade do agreste sergipano recebe na sexta-feira, 27, programa do Governo do Estado que tem se consolidado como instrumento de aproximação da gestão estadual à população sergipana

A população Campo do Brito vai receber na sexta-feira, 27, a 14ª edição do ‘Sergipe é aqui’. Este é o segundo município da região agreste do estado que recebe o programa de Governo Itinerante. Em julho, o programa foi realizado em Frei Paulo. A Escola Municipal Padre Freire de Menezes e a Praça 13 de Julho abrigarão os cerca de 150 serviços que serão ofertados por equipes de mais de 20 secretarias de Estado e órgãos da administração pública estadual.

A Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) é quem coordena o ‘Sergipe é aqui’, programa que se firma como uma ferramenta de aproximação da administração pública estadual da população sergipana, levando cidadania aos sergipanos em seus municípios. O programa de Governo Itinerante tem como objetivo alcançar os 75 municípios do estado durante os quatro anos de gestão.

Entre os serviços mais procurados pela população nas edições anteriores é o Castramóvel, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal). Nessa edição, o serviço também promete atrair tutores de Campo do Brito interessados em atendimento para seus animais. Recentemente, o serviço atingiu a marca de mil atendimentos desde que entrou em operação durante o Governo Itinerante, em maio de 2023.

De acordo com a superintendente de Proteção Animal, Kitty Lima, a marca de atendimentos enfatiza a importância do Castramóvel e seus serviços para os animais domésticos e seus tutores. “É um número bastante significativo para a gente. É importante dizer que este serviço ajuda no controle populacional, natalidade e de zoonoses”, afirmou.

Na área da Saúde, o ‘Sergipe é aqui’ vai levar ao município de Campo do Brito as carretas do Homem e da Mulher com exames de rotina; o programa Sorrir Sergipe, com avaliação bucal para detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca, com triagem, avaliação e diagnóstico, além de instrução de como realizar higiene bucal entrega de kits odontológicos; bem como a realização de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, por meio da Unidade Móvel Fique Sabendo.

No espaço da Defensoria Pública, a população da cidade terá acesso à gratuidade para emissão da 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, assistência jurídica nas questões de divórcio, pensão alimentícia, inventário, investigação de paternidade, retificação de registro civil e, também, exame de DNA, com coleta de sangue para regularizar a paternidade da criança, adolescente ou adulto, que não tenha o nome do pai da certidão de nascimento.

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) também estará presente em Campo do Brito. Serviços como captura de biometria, adição e mudança de categoria, renovação de CNH, CNH definitiva e 2ª via. A Secretaria de Estado da Administração (Sead) vai ofertar emissão de Passe Livre Intermunicipal para pessoa com deficiência (PcD) e para idoso e serviços rápidos da Deso e Energisa.

O serviço de emissão de carteira de identidade pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) também estará presente no ‘Sergipe é aqui’ em Campo do Brito. Já Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai oferecer atendimento especializado e individualizado de serviços de assessoria jurídica e psicossocial como forma de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Organização

A Prefeitura de Campo do Brito é parceira do Governo do Estado e está se mobilizando para divulgar os serviços à população. De acordo com o secretário de Comunicação do município, Silas Brito, a população aguarda ansiosa pela chegada dos mais de 150 serviços que estarão disponíveis. “Desde quando o governador Fábio Mitidieri escolheu Campo do Brito para sediar a 14ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’, o nosso coração bateu mais forte e a alegria de se tornar a capital de Sergipe por um dia tomou conta”, disse.

Silas afirmou ainda que o trabalho de divulgação da realização do Governo Itinerante na cidade tem ido além do on-line. “Todas as secretarias do município estão empenhadas para fazer dessa edição uma das melhores já realizadas. Seja por meio dos agentes comunitários de saúde, professores, assistentes sociais, de emissora de rádio, até o tradicional carro de som, que tem alcançado os lugares mais distantes do nosso município. O ‘Sergipe é aqui’ chegou como um verdadeiro presente para Campo do Brito, que irá completar 111 anos de Emancipação Política no próximo dia 29 de outubro”, finalizou.

Compartilhar Post