Professores municipais paralisam atividades e fazem ato em Aracaju

Professores municipais paralisam atividades e fazem ato em Aracaju

Professores da rede pública de Aracaju paralisaram as atividades nesta terça-feira, 19, para cobrar o pagamento do piso salarial nacional, melhorias nas escolas municipais e o concurso público. O ato foi conduzido pelo Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), realizou uma marcha até a sede da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com Obanshe Severo, professor e diretor do Sindipema, a paralisação, realizada no Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso e da Carreira, foi um movimento de luta por melhorias no ensino público. Segundo o professor, a gestão pública não respeita a lei do piso salarial, mas incorporou a Gratificação Especial de Atividade (GEA), Lei Complementar que não contempla os servidores aposentados.

Ainda de acordo com Obanshe, cerca de 80% das escolas municipais precisam de reformas ou melhorias estruturais, o dificulta o trabalho dos professores e prejudica os alunos da rede pública de ensino. Além dos problemas de estrutura, o professor também explicou que, apesar da confirmação de um concurso para o magistério, há a necessidade de concursos para contratação de outros profissionais importantes para as escolas. “Portaria, secretaria, o pessoal de limpeza, o pessoal da alimentação. Não há o acesso a esses cargos de forma correta e tem um número reduzido de pessoas”, completa.

Compartilhar Post