Pequenos negócios são responsáveis por cerca de 16 mil empregos gerados em Sergipe no ano de 2024

Pequenos negócios são responsáveis por cerca de 16 mil empregos gerados em Sergipe no ano de 2024

 

Segundo dados do Caged, foram 15.851 novos postos de trabalho entre os meses de janeiro a outubro.

 

ASN Sergipe - Agência Sebrae de NotíciasPriscila Felizola, superintendente do Sebrae/SE.
Foto: Jouis Fotografias

Pequenos negócios são responsáveis por cerca de 16 mil empregos gerados em Sergipe no ano de 2024

Segundo dados do Caged, foram 15.851 novos postos de trabalho entre os meses de janeiro a outubro

Por Jaynne Pereira

Empresas sergipanas geraram cerca de 16 mil empregos durante o ano de 2024, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), disponibilizados pelo Ministério da Economia, e apontam os setores de comércio e serviços como os que mais contribuíram para esse resultado.

Para Priscila Felizola, superintendente do Sebrae/SE, “esses resultados mostram a força das Micro e Pequenas Empresas em Sergipe, que seguem sendo protagonistas na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. O Sebrae continuará ao lado desses empreendedores, oferecendo apoio para que possam crescer de forma sustentável e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do estado.”

Foto: Divulgação

Em Sergipe, do saldo total de 15.851 empregos, 12.379 são advindos das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), enquanto 2.801 foram das Médias e Grandes Empresas (MGEs). Os números são referentes ao saldo de contratações, o que simboliza a diferença entre admitidos e desligados, tendo como base empregos com carteira assinada. Durante o mesmo período de 2023, o saldo de contratações foi de 13.319 empregos, sendo 11.512 gerados pelas MPEs e 866 através das MGEs.

Dentro das MPEs, os segmentos que mais impulsionaram o aumento no número de empregos foram a construção de edifícios, restaurantes e similares, além de atividades de saúde ambulatorial, como os serviços prestados por médicos e dentistas. Esses dados demonstram a relevância das pequenas empresas no fortalecimento da economia local e sua contribuição significativa para a geração de empregos no estado.

Os indicadores comprovam o potencial de contribuição na geração de emprego e renda no estado, representando a importância do pequeno negócio para o desenvolvimento da economia sergipana, sinalizando que o Sebrae cumpre o seu papel de promover a fomentação dos pequenos negócios, uma vez que o trabalho da instituição é focado no desenvolvimento deste público.

A gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, Maria Auxiliadora Alves, comentou que “durante todos os meses de 2024 o saldo de empregos gerados pelas MPEs em Sergipe foi positivo, o que denota que os pequenos negócios seguem desempenhando um papel central na geração de empregos do estado, e o Sebrae/SE que acredita no potencial deste público, segue promovendo ações contínuas em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas.”

 

 

Compartilhar Post