Ministro anuncia medidas para fortalecer presença do público feminino no turismo
O ato aconteceu em Brasília e medidas foram elogiadas pelo empresário sergipano Lauro Antônio, que esteve presente ao evento
Com o objetivo de impulsionar o setor e fortalecer a presença das mulheres no turismo brasileiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, lançou esta semana duas iniciativas dedicadas ao público feminino. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) será oferecido 15% de desconto em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas.
Além disso, para fortalecer a participação feminina n empreendedorismo turístico, o Ministério do Turismo estabeleceu condições especiais de acesso aos recursos do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para empreendedoras que se tornaram mães recentemente. O benefício é válido para empresárias individuais, microempreendedoras individuais e aquelas cujo negócio seja constituído como sociedade limitada unipessoal em até seis meses do nascimento dos seus bebês, ou por adoção.
O empresário Lauro Antônio Teixeira Menezes, que esteve presente ao evento, elogiou a medida do governo do presidente Lula através do Ministério do Turismo. Para ele, essa iniciativa “não apenas prestigia a mulher brasileira de um modo geral, mas também estimula um dos segmentos da economia mais importantes na geração de emprego e renda no país”.
Essas iniciativas fazem parte do compromisso do Ministério do Turismo estabelecido com a ONU Mulheres, que tem por objetivo promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres no setor. Também se alinham com a iniciativa “Brasil Sem Misoginia”, do governo federal e estão em consonância com a Política Nacional de Turismo, que busca diversificar e ampliar as linhas de financiamento para pequenos e médios empreendimentos turísticos.