Em defesa da Vida e no combate ao suicídio “Se precisar, peça ajuda
O Templo da Boa Vontade (TBV), uma das Sete Maravilhas de Brasília, aderiu mais uma vez à campanha Setembro Amarelo, iniciativa mundial que visa alertar e conscientizar a população a respeito dos riscos do suicídio e suas formas de prevenção. Monumentos e prédios no mundo inteiro iluminam-se no mês de setembro, num gesto de apoio à campanha alusiva ao Dia Mundial para Prevenção ao Suicídio.
Ações dentro da campanha Setembro Amarelo, em defesa da Vida e no combate ao suicídio:
• Diariamente, das 8 à 0h: atendimento de Valorização à Vida, contra o suicídio (acesse: https://www.religiaodedeus.org/pt);
• Aos sábados, às 16h45: Cruzada do Novo Mandamento de Jesus.
Os peregrinos e frequentadores do Templo da Boa Vontade e todos os interessados podem, além de acompanhar as mensagens e orações, também fazer o agendamento de uma Cruzada do Novo Mandamento de Jesus em seus lares, sob a condução de um pregador ecumênico do TBV. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp: (61) 3114-1070.
Escolas da LBV
Destaque ainda para as escolas da Legião da Boa Vontade (LBV) nas cidades de São Paulo/SP e do Rio de Janeiro/SP, que também receberam iluminação especial em apoio a essa iniciativa mundial. Por sinal, o tema é abordado constantemente nas mais de 80 unidades socioeducacionais da Instituição no país.
Campanha Setembro Amarelo — “Se precisar, peça ajuda”
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, cuja edição de 2023 apresenta o tema: “Se precisar, peça ajuda”. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha ocorre durante todo o ano.
Dados
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. Houve um aumento de 43% nos casos registrados. (…) Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. Dados divulgados no site https://www.setembroamarelo.com/