Dr. João Augusto Botto Nascimento Assume Presidência da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção

Dr. João Augusto Botto Nascimento Assume Presidência da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção

Por Cláudio Vasconcelos

No dia 31 de março de 2025, às 14h, no plenário da sede da OAB/SE, o advogado Dr. João Augusto Botto Nascimento tomará posse como Presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção. A nomeação reforça sua trajetória de atuação em prol da transparência e da ética na gestão pública.

 

Perfil do Novo Presidente

 

Dr. João Augusto Botto Nascimento é advogado, sócio-fundador da Botto Nascimento Advocacia, com atuação nos estados de Distrito Federal, São Paulo, Belo Horizonte e Sergipe. Além disso, ocupa cargos de relevância nacional e internacional, como Secretário Nacional do Fórum Brasileiro de Direitos Humanos (FBDH) e Presidente da Comissão de Controle dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção do FBDH.

 

Especialista em Gestão Pública, Ciência Política, Crime Financeiro e Eleitoral, possui pós-graduações em Direitos Humanos e Seguridade, Ciência Política, Direito Administrativo e Empresarial, além de estar cursando doutorado em Ciências Humanas na University Dardah Florida, nos Estados Unidos.

 

Trajetória Pública

 

Com uma vasta experiência na administração pública, Dr. João Augusto Botto Nascimento desempenhou importantes funções ao longo dos anos. Desde a fundação da Associação dos Produtores de Coco de São Cristóvão, em 1983, até sua atuação como Consultor Técnico-Administrativo no gabinete do Governador Albano Franco, ele tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas.

 

Dentre suas funções mais relevantes, destacam-se sua passagem pela Fundação Aperipê de Sergipe, Companhia Agrícola de Sergipe (COMASE/COHIDRO), Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (CODISE), e cargos estratégicos em secretarias municipais de São Cristóvão e Carmópolis.

 

Além disso, sua atuação política inclui posições de liderança em diversos partidos, como o Partido Liberal (PL), Partido Verde (PV) e Partido Humanista da Solidariedade (PHS), sendo inclusive pré-candidato a Vice-Presidente da República e Senador por Sergipe em 2010.

 

Compromisso com a Transparência e o Controle Social

 

A experiência adquirida ao longo de sua carreira torna Dr. João Augusto uma escolha estratégica para a presidência da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos e Combate à Corrupção. Seu compromisso com a ética, transparência e o fortalecimento das instituições públicas reforça sua capacidade de conduzir iniciativas que promovam o uso responsável dos recursos públicos.

 

Atualmente, além de sua atuação no FBDH, ele é candidato indicado ao cargo de Ministro da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica, consolidando sua influência na defesa dos direitos humanos e na luta contra a corrupção.

 

Com sua posse, a expectativa é que a Comissão desempenhe um papel ainda mais ativo na fiscalização dos gastos públicos e no combate à corrupção, promovendo ações que garantam uma administração pública mais eficiente e justa para a sociedade.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Post