Curta-SE receberá Diploma Ilma Fontes em solenidade na próxima segunda-feira, 23*
O Diploma homenageia agentes culturais com notórias contribuições ao cenário artístico e cultural de Aracaju_
O Festival Curta-SE receberá na próxima segunda-feira, 23, o Diploma Ilma Fontes. A solenidade de entrega do prêmio é uma iniciativa da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), órgão vinculado à Prefeitura de Aracaju e acontecerá no auditório da sede administrativa da Prefeitura, a partir das 9h.
O Diploma Ilma Fontes tem como objetivo reconhecer e homenagear agentes culturais com notórias contribuições ao cenário artístico e cultural da capital sergipana. Nesta primeira edição serão homenageados 14 fazedores de cultura, bem como grupos e coletivos de cultura. Os nomes dos contemplados foram aprovados em reunião do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) considerando o mérito cultural de cada indicado.
“Uma honra para nós que realizamos o Curta-SE há mais de duas décadas recebermos este reconhecimento através do Diploma Ilma Fontes, esta mulher multifacetas, jornalista, cineasta e escritora que tanto realizou pelo cenário cultural em nosso Estado. Agradecemos ao Conselho Municipal de Cultura ao mesmo tempo em que parabenizamos esta iniciativa”, agradeceu Rosângela Rocha, diretora executiva do Curta-SE.
Além do Curta-SE, estão entre os selecionados para receber a honraria este ano: Aglaé D’Ávila Fontes, Cecília Cavalcante Vieira, Elias Santos, Ivo Adnil, Joel Reis – Quadrilha Século XX, José Sergival Silva, Lindolfo Amaral, Quadrilha Junina Maracangaia, Duo Vieira – Ricardo Vieira e Rebeca Vieira, Mestre Dô (Rosualdo da Conceição), Severo D’Acelino, Tonho Baixinho e Wécio Grilo.
De acordo com o presidente da Funcaju, Irineu Fontes, além de homenagear a memória de Ilma Fontes, o diploma também vem para reconhecer e celebrar as ações dos agentes culturais em vida. “Dedicar aos artistas o Diploma Ilma Fontes é reconhecer a contribuição de cada indicado para a existência e preservação da nossa cultura. Sergipe possui inúmeros artistas em atividade que merecem ser celebrados e reconhecidos por esse trabalho”, destacou Irineu.