Barra dos Coqueiros se une a Ministério da Igualdade Racial para fortalecer luta em prol da população negra
Nesta terça-feira, 9, a Barra dos Coqueiros recebeu a visita do Ministério da Igualdade Racial, que trouxe um importante anúncio. Em visita ao município, Isadora Bispo dos Santos, diretora de Articulação Interfederativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, anunciou que a Barra foi selecionada entre 36 municípios no Edital SINAPIR nº 5/2021. Essa seleção proporcionará à cidade a entrega de kits de equipagem.
O edital faz parte do Programa de Equipagem e Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH). O programa tem como objetivo fundamental a doação de equipamentos fundamentais para o funcionamento dos órgãos de Igualdade Racial dos Municípios.
“Existe um problema estrutural profundo e disseminado na sociedade brasileira: o racismo, que infelizmente está presente em todos os cantos. Para combater essa mazela, foi necessário criar o Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (SINAPIR). Com a entrega desses kits, estamos proporcionando um suporte fundamental aos departamentos e conselhos de igualdade racial para que possam atuar de maneira mais eficaz. Esses equipamentos, como caminhonetes, computadores, entre outros, permitirão uma atuação mais robusta e eficiente na promoção da igualdade e no combate ao racismo em nosso país”, afirmou Isadora.
A coordenadora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir) da Barra dos Coqueiros, Aline Regina, expressou entusiasmo com essa conquista, ressaltando o impacto positivo que esses equipamentos terão no fortalecimento das ações em prol da igualdade racial no município.
Presente à ocasião, o prefeito, Alberto Macedo, enfatizou o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade racial, agradecendo ao Ministério da Igualdade Racial por vir até a cidade. “Tenham a certeza de que faremos um uso eficiente dos equipamentos para o benefício das comunidades negras e tradicionais. Nossa aprovação no edital é um motivo de grande alegria para nós”, disse.
A secretária de Assistência Social, Miraci Lemos, salientou a importância dessas iniciativas para a construção de políticas inclusivas e a promoção de um ambiente mais justo e igualitário para todos os cidadãos da Barra dos Coqueiros.
O evento também trouxe reflexões essenciais sobre a valorização da história de luta e resistência da população negra e dos povos tradicionais. O encontro ressaltou a relevância de analisar a trajetória histórica desses grupos, enaltecendo suas batalhas e resiliência ao longo dos anos