A economia brasileira registrou um crescimento de 1,1% no primeiro trimestre de 2026, em comparação com o último trimestre de 2025. Este aumento é o maior desde o primeiro trimestre de 2025, quando o crescimento foi de 1,8%. No acumulado de 12 meses, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 2%.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã do dia 3 de junho. Em termos de valores correntes, o PIB alcançou R$ 3,3 trilhões no primeiro trimestre.
Nos setores analisados, todos apresentaram crescimento na comparação entre trimestres. A agropecuária cresceu 2%, a indústria teve um aumento de 1% e os serviços registraram uma expansão de 0,5%. No entanto, a indústria representa 23% do PIB, e as atividades que mais contribuíram para seu crescimento foram a extração mineral, com 3,6%, e a construção civil, com 2,9%.
O setor de serviços, que compõe 70% da economia brasileira, também teve seus destaques, com as atividades de informação e comunicação (2,4%), atividades imobiliárias (1,2%), outras atividades de serviços (0,8%) e comércio (0,6%) impulsionando o crescimento.
“Os serviços puxaram o crescimento médio do PIB para baixo; e a agropecuária, para cima”, afirmou Ricardo Montes de Moraes, coordenador de Contas Nacionais do IBGE.
Além disso, a despesa de consumo das famílias também apresentou crescimento de 1%, enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo, que mede o nível de investimento, aumentou 3,5%. O consumo do governo subiu 0,4%.
Por outro lado, as exportações caíram 1,7%, e as importações cresceram 4,4%. Esse cenário contribui negativamente para o cálculo do PIB, uma vez que a redução nas exportações e o aumento nas importações têm efeito inverso no indicador.
O PIB é um indicador que representa o conjunto de bens e serviços produzidos em um determinado período e é fundamental para entender o comportamento econômico de um país, estado ou município. Embora seja uma importante medida de desempenho econômico, o PIB não reflete diretamente a distribuição de renda e a qualidade de vida da população.



