O presidente do PSDB no Ceará, Ciro Gomes, anunciou seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República nas eleições de outubro. Essa declaração de apoio ocorre em um contexto de críticas passadas de Ciro a Aécio, a quem ele já se referiu como ‘cadáver político’ em 2017 e com quem afirmou não desejar contato em 2022.
Em nota oficial, Ciro justificou sua decisão como uma estratégia para buscar equilíbrio no atual cenário político do Brasil. ‘Vejo como muito importante para este momento brasileiro a possibilidade de o PSDB lançar a candidatura de Aécio Neves à presidência da República’, declarou.
O ex-governador ressaltou a necessidade de um projeto que promova a conciliação entre as forças políticas, principalmente diante do que ele considera um ‘fosso ideológico’ que separa os partidos. ‘O aprofundamento do fosso ideológico, manipulado de lado a lado de forma interesseira e imediatista, não permitirá ao Brasil reunir-se, como dramaticamente necessita, após a disputa eleitoral radicalizada’, afirmou Ciro.
A manifestação de Ciro acontece logo após Aécio Neves ter declarado, em entrevista à Jovem Pan na terça-feira, 26 de maio, que ‘se preparou a vida inteira’ para o cargo e que está disposto a enfrentar a disputa. Aécio também criticou a polarização entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), argumentando que ambos não oferecem soluções para o futuro do Brasil.
Como Associado da Amazon, recebo por compras qualificadas.
O apoio de Ciro Gomes a Aécio representa uma mudança significativa em relação a suas declarações passadas. Em 2017, durante um encontro com empresários na Firjan, Ciro afirmou que Aécio era um ‘cadáver político’ e que o que se faz com um cadáver é enterrar. Em 2022, o distanciamento foi reforçado por meio de suas redes sociais, onde escreveu: ‘Há anos que não tenho qualquer tipo de contato com deputado Aécio Neves. Nem pretendo ter.’
“Há anos que não tenho qualquer tipo de contato com deputado Aécio Neves. Nem pretendo ter.”
Além de Ciro, outras figuras do PSDB também manifestaram apoio a Aécio Neves, como o ex-senador Tasso Jereissati, que destacou que a pré-candidatura reafirma o compromisso histórico do partido com o Plano Real e a responsabilidade fiscal. Para Jereissati, Aécio se posiciona como uma alternativa para ‘retomar um projeto social-democrata de sucesso e longe dos extremos’.
O PSDB deverá discutir internamente a viabilização da candidatura de Aécio Neves para as eleições presidenciais que ocorrerão em cinco meses.








