A rede municipal de saúde de Aracaju dominou as primeiras posições do painel de monitoramento do Ministério da Saúde, com oito unidades entre as onze melhores de Sergipe em vacinação.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alcançou destaque nacional no novo painel de monitoramento do Ministério da Saúde, ferramenta que acompanha os índices de vacinação em todo o país. O levantamento coloca a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, na primeira colocação do ranking estadual — e evidencia o protagonismo da rede municipal, que ocupa as quatro primeiras posições da classificação em Sergipe.
Além da USF Dona Sinhazinha, figuram entre os destaques estaduais a USF Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente), em segundo lugar; a USF Augusto Franco (Farolândia), em terceiro; e a USF Hugo Gurgel (Coroa do Meio), em quarto. A presença de Aracaju no ranking se amplia com outras quatro unidades: a USF Ávila Nabuco (Médici), em sexto; a USF Cândida Alves (Santo Antônio), em sétimo; a USF Onésimo Pinto Filho (Jardim Centenário), em décimo; e a USF Celso Daniel (Santa Maria), em décimo primeiro.
Como Associado da Amazon, recebo por compras qualificadas.
Os números reforçam o desempenho das estratégias de imunização desenvolvidas na rede municipal. Entre janeiro e maio de 2026, foram aplicadas 260.257 doses de vacinas no município. Entre elas, destacam-se mais de 83 mil doses contra a Influenza — campanha que já alcançou cerca de 40% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A expectativa do órgão federal é que os municípios atinjam 95% de cobertura vacinal ao longo de doze meses, ampliando a proteção coletiva e reduzindo a circulação de doenças imunopreveníveis.
De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Aizla Carolainy Santos, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à ampliação do acesso e ao fortalecimento da conscientização da população. “Entre as medidas adotadas estão a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação — em algumas unidades — até as 19 horas, o reforço das campanhas de divulgação e o trabalho contínuo de sensibilização da população quanto à importância dos imunizantes. Essas mudanças facilitaram o acesso da população às vacinas e contribuíram para o aumento da procura pelos imunizantes”, destacou a gestora.








