No próximo dia 19 de novembro, a advocacia sergipana escolherá os seis nomes que formarão a lista sêxtupla destinada à vaga da classe no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), pelo Quinto Constitucional. A consulta direta ocorrerá das 9h às 17h, exclusivamente on-line.
Advogados e advogadas regularmente inscritos na OAB/SE e com anuidade em dia poderão votar de qualquer local, utilizando computador, tablet ou celular. O endereço eletrônico para acesso será divulgado pela seccional antes do pleito. Não será preciso instalar aplicativo; bastará realizar autenticação digital e registrar o voto.
Regras de votação
Cada eleitor poderá selecionar de um a seis candidatos, atribuindo um voto a cada escolhido. Segundo o presidente da Comissão Especial, Marcel Fortes, o voto é secreto, criptografado, auditável e “um direito da advocacia”.
Políticas afirmativas
Conforme a Resolução nº 10/2025, as políticas afirmativas serão aplicadas automaticamente após o encerramento da votação, sem necessidade de marcação prévia pelo eleitor. Os critérios garantem a inclusão:
- do candidato ou candidata pessoa com deficiência mais votado(a);
- do homem negro mais votado e da mulher negra mais votada (se um deles já estiver contemplado pela cota de pessoa com deficiência, apenas o outro será considerado);
- das demais mulheres mais votadas, até atingir o mínimo de três vagas femininas na lista;
- os lugares restantes serão preenchidos segundo a ordem decrescente de votos, independentemente de cotas.
Estrutura de apoio
Durante todo o período de votação, a OAB/SE disponibilizará pontos de apoio na sede, em Aracaju, e nas regionais do interior para auxiliar eleitores que encontrem dificuldades de acesso.
A lista sêxtupla resultante será enviada ao Tribunal de Justiça, que definirá posteriormente a composição final da vaga destinada à advocacia.
Com informações de OAB/SE
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.







