Deputado Manuel Marcos lamenta mais um óbito por anemia em Sergipe
Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese
A vítima, uma adolescente de 18 anos residente no município de Monte Alegre, perdeu a vida cinco dias após ter entrado em trabalho de parto. Durante pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira (30), em Sessão do Grande Expediente, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o Deputado Manuel Marcos (PSD), alertou que medidas preventivas e de qualificação nos serviços de pré-natal precisam ser expandidas em todos os 75 municípios sergipanos.
“Fomos informados da morte de uma adolescente de apenas 18 anos, vítima de anemia, na cidade de Monte Alegre. Como profissional da saúde, observo que o pré-natal pode não ter sido realizado dentro do que é esperado, ou mesmo não houve assistência posterior ao nascimento da criança; procedimento este ocorrido no município de Nossa Senhora da Glória. Quero aqui emitir meu sentimentos e votos de pesar para toda a família e amigos”, disse. No que se refere às ações desenvolvidas na Alese, o deputado enalteceu o apoio integral voltado para um projeto de sua autoria que prevê a ampliação desta assistência no Serviço Único de Saúde (SUS).
“Meus colegas, todos eles, compreenderam a importância de gerar avanços imediatos neste tipo de acolhimento destinado à todas as mulheres que vivenciam o período de gestação. Esperamos que o cenário mude, e que o PL permita que o Estado de Sergipe se torne referência neste tipo de acolhimento especializado para as mães, como também, para as crianças. Mais uma vez, obrigado aos deputados e deputadas que decidiram somar os esforços”, completou Manuel Marcos.