A Prefeitura de Aracaju concluiu neste sábado, 8, o primeiro curso do Plano de Formação Artístico e Cultural. A atividade reuniu agentes culturais para discutir a elaboração e o desenvolvimento de projetos.
O primeiro curso do Plano de Formação Artístico e Cultural da Prefeitura de Aracaju, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), foi concluído neste sábado, 8, após um dia de atividades, reflexões e troca de experiências entre agentes culturais e a professora Gisele Jordão.
Com o tema “Introdução à Elaboração de Projetos Culturais”, a formação reuniu um público diverso e promoveu discussões sobre vários aspectos relacionados à elaboração e ao desenvolvimento de projetos culturais.
Segundo o assessor técnico e cultural da Secult Aju, Fabrício Aquino, a formação foi proveitosa e ultrapassou a abordagem prática inicialmente planejada. “Gisele falou da elaboração de um projeto cultural e permeou diversos assuntos, como captação. Primeiro, ela fez um apanhado de pensamento crítico de várias áreas para mostrar como esse pensamento reverbera no projeto e se desdobra em suas justificativas, metodologia, objetivo geral e específicos, além dos resultados esperados. Mostrou também como estruturar o projeto”, explicou.
Fabrício destacou ainda a participação do público e a adaptação da metodologia ao número de inscritos. A proposta inicial previa uma formação mais prática, mas precisou ser ajustada para o formato de palestra, sem comprometer a transmissão dos conteúdos. A condução de Gisele, de forma lúdica e com reflexões e exemplos de projetos que obtiveram bons resultados ou não tiveram sucesso, contribuiu para a receptividade dos participantes.
O produtor audiovisual Andrey Costa conheceu o Plano de Formação pelas redes sociais da Secult Aju e participou da atividade. Para ele, a experiência superou as expectativas. “Eu estava esperando algo muito mais técnico, mas a fala e toda a experiência da Gisele contribuíram para incentivar a nossa visão crítica. Ela começa desde a base, mudando o nosso pensamento e a nossa visão em relação a como o artista deve se comportar, como deve pensar os produtos e toda a cadeia cultural de uma forma coletiva”, avaliou.
A operadora de telemarketing Ana Paula, que está começando a atuar no setor cultural, também participou da formação após conhecer a iniciativa pelo Instagram. Segundo ela, o encontro apresentou uma abordagem que foi além da expectativa inicial de uma capacitação essencialmente técnica.
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








