“A população pode esperar, compromissos com os interesses do povo” Hugo de Pank
Sou Hugo Filipe Marques do Nascimento, mais conhecido como Hugo de Pank. Sou filho de Joselildo Almeida (Pank) e Loide Marques, minha mãe.
Tenho 26 anos, sou esposo de Carla, e temos dois filhos: Davi Augusto, nosso primogênito e João Eloi, nosso caçula. Sou pecuarista, e apaixonado por vaquejada. Iniciei na politica em 2020, e desde então minha missão é com os interesses e qualidade do povo !
Confira abaixo a entrevista
Hugo de Pank ao lado do seu pai vice-prefeito Pank
Pré-candidato Hugo de Pank, por que o senhor quer voltar à câmara de vereadores de Canindé de São Francisco?
R: Quero ajudar a mudar a cara da politica de nossa cidade, não aguentamos mais ser representado por políticos que só pensam em si. Precisamos eleger vereadores comprometidos com o povo, e não com seu próprio bolso. Entendo que é possível sim fazer uma política Voltada para os interesses da população. E esse é meu objetivo.
2 . Qual será realmente a sua área de atuação? A quem o senhor representará de fato na política de Canindé de São Francisco?
Continuar defender os direitos da coletividade, dos trabalhadores, do professor, do homem do campo, da saúde, defender gerações de empregos enquanto vereador quero defender a igualdade social, quero poder atuar para melhorar as condições de vida da nossa sociedade canindeense, com mais inclusão social, direito a saúde de uma forma efetiva, também iremos atuar na área habitacional que existe um déficit muito grande em nossa cidade. Vou defender o povo canindeense , meu gabinete será como sempre foi o gabinete do povo, sempre estaremos de portas abertas para as reivindicações populares. Caso eleito quero voltar com o mandato participativo, onde a população terá livre acesso ao meu gabinete, inclusive podendo dar sugestões para que possamos incluir apelos populares em nossa pauta de atuação.
3) O que o senhor pensa sobre a questão de emprego e renda para a cidade de Canindé? Tem alguma proposta nesse sentido?
Canindé sofre muito pela falta de oportunidade de emprego e principalmente de mão de obra qualificada, precisamos atrair empresas para nossa cidade, mas também precisamos qualificar os nossos jovens, tenho sim um projeto que iremos defender no parlamento municipal que beneficiará diretamente os jovens de nossa cidade, relacionadas ao primeiro emprego. Vamos lutar juntos aos órgãos competentes para trazer para Canindé um polo Universitário, pois Canindé tem uma das melhores renda per capta do Estado e como tal precisa ser valorizada pelo governo do Estado, e acreditamos ser possível dialogar com o novo prefeito e com o governador nesse sentido.
04) O que Canindé de São Francisco tem de melhor? E o que ainda falta melhorar, na opinião do senhor?
O melhor de Canindé de São Francisco é o canindeense, um povo acolhedor e hospitaleiro, também vemos que a cidade é bem localizada, um dos melhores roteiros turísticos do Brasil com abundancia em recursos hídricos, podemos aproveitar essas características para atrair empresas e industrias para nossa cidade que gerariam emprego e renda para nossos jovens.
Precisamos mudar a mentalidade política do nosso povo, pois Canindé de São Francisco viveu anos de atraso político, por falta de coragem para mudar e agora não podemos mais perder tempo, Canindé precisa crescer e para isso precisamos eleger políticos que tenham compromisso de verdade com a cidade e principalmente com o povo que passa fome e sede.
05) Qual a sua visão sobre as áreas sensíveis e de fundamental importância como a saúde, educação, infraestrutura? Por exemplo, é uma vergonha uma cidade como Canindé de São francisco com uma renda de quase 22 milhões em pleno século vinte um, ainda não ter um hospital decente, população clama por um bom ambulatório, uma boa farmácia que não deixe faltar medicamentos básicos . O senhor pretende apresentar propostas nesse sentido? Ou até mesmo abrir audiências públicas para se buscar a viabilidade de propostas como essas?
R: Vejo com muito carinho e preocupação a questão da Saúde em nosso Município, sabemos que a saúde é o calo no sapato de todo gestor, pois a saúde pública passa pra vários problemas no Brasil inteiro e em Canindé não é diferente. Canindé de São Francisco, que recebe mensalmente quase 22 milhões de reais, consegue ter a pior saúde do estado, pessoas enfrentando filas para realizar exames, não temos cirurgias nem de pequena nem de grande porte. Na maioria dos casos o paciente é conduzido para os hospitais regionais. De segunda a segunda o hospital é super lotado, na maioria das vezes ou quase sempre, os profissionais super carregados, uma grande demanda para poucos profissionais dar conta de uma população que sofre por nao ter em seu município um hospital decente e humanizado.
Na educação temos que ter um olhar mais carinhoso para a educação de base, pois é partir dela que começa todo o aprendizado educacional dos nossos jovens e futuros profissionais, é preciso valorizar os profissionais da área da educação em especial os professores, mas também dar condições de trabalho para que possam desempenhar em excelência suas funções. Tudo começa pela educação e temos que fazer o nosso melhor para extrair o melhor possível e construir um futuro promissor para nossa cidade.
Na infraestrutura vemos que Canindé vem sofrendo significativamente, estamos na contramão com descasos das gestões anteriores, esperamos que em 2025 o novo prefeito que irá assumir trabalhe para trazer grandes investimentos, uma cidade como Canindé de São Francisco não tem um portal de entrada que tenha a cara de Canindé de São Francisco. Não temos boas praças, as poucas que tem no município estão abandonadas, entregue aos vandalismo. A noite em Canindé de São Francisco as famílias tem poucas opções ou nenhuma, na maioria das vezes elas se deslocam para a cidade vizinha Piranhas (AL). Um cenário de tristeza.
06) Pré-candidato Hugo de Pank , diferente da politicagem que é a parte podre, onde as pessoas usam da política em benefício próprio ou de outrem. As pessoas, principalmente os jovens, precisam se inteirar da prática saudável de fazer política, a começar que esta, nada mais é, do que o ato de escolher, exercer, cobrar, pensar. Porque se deixarmos o barco correr, pessoas oportunistas, ultrapassadas, politiqueiras sempre farão partes desse cenário e as coisas continuarão sempre do mesmo jeito. Qual a sua visão sobre a participação política em uma cidade como Canindé?
R: Os políticos da velha política de Canindé de São Francisco estavam acostumados com o “curral eleitoral” e principalmente com o “voto de cabresto”, mas essas práticas estão acabando em nossa cidade principalmente pela participação dos jovens na política, onde trazem uma oxigenação importante para política, temos que incentivar os jovens ao debate político, se faz necessário a participação popular nas decisões políticas que impactam a vida de todos, algo que acho muito importante é fazer com que a população participa mais das sessões da Câmara Municipal, pois é lá que tudo começa, onde o futuro do canindeense é debatido. Estamos na política com esse objetivo, fazer um debate popular e mostra a população que é importante a participação de todos, afinal é através da política que se decide o futuro dos cidadãos.
07) Você é bem ativo politicamente nas redes sociais como avaliar atualmente a oposição e a situação na política canindeense?
As redes sociais é uma realidade na vida de todos e na política não é diferente, nós procuramos sempre nos posicionar em grupos de debates políticos e sempre trazemos um debate de ideias e procuramos mostrar a população nosso ponto de vista sobre vários temas do nosso cotidiano.
Infelizmente os políticos da oposição de nossa cidade não visam fazem uma oposição saudável com críticas construtivas, eles visam apenas a busca desenfreada pela volta ao poder, e para isso são capazes de tudo, inclusive de se invadir a vida pessoal e fazer disso um circo de horrores, isso é algo muito preocupante, pois a política é lugar de diálogo, de debate, mais acima de tudo de construção de ideias que podem melhorar uma sociedade como um todo.
08) Para concluirmos gostaria de perguntar qual a função de um vereador?
Um vereador tem como função principal a Fiscalização do executivo e a construção de leis que visam dar melhor qualidade de vida e igualdade social para todos os cidadãos. Pois perante a lei somos TODOS iguais e temos os mesmos DIREITOS e DEVERES.