O fortalecimento da Atenção Primária à Saúde continua sendo uma das principais prioridades da gestão da prefeita Emília Corrêa. HOJE, a Prefeitura de Aracaju deu mais um passo para ampliar a cobertura da rede básica com a assinatura das ordens de serviço para a construção de três novas Unidades de Saúde da Família (USFs), que serão implantadas nos bairros Farolândia, Atalaia e Jabotiana.
As obras serão executadas com recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Thiago de Joaldo, ampliando os investimentos na rede municipal de saúde e garantindo mais acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Com as novas autorizações, a atual gestão chega à marca de seis ordens de serviço voltadas à ampliação e modernização da Atenção Primária, além de mais de 30 ordens de serviço assinadas em diversas áreas da administração pública.
As unidades fazem parte do plano de fortalecimento da rede básica desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e aumentarão a capacidade de atendimento do município, oferecendo estruturas modernas, acessíveis e preparadas para proporcionar mais conforto, eficiência e resolutividade aos usuários e profissionais do SUS.
“É uma alegria muito grande estar aqui para assinar mais três ordens de serviço voltadas à saúde. A Atenção Primária é a porta de entrada do SUS. É nela que a população encontra o primeiro atendimento, a prevenção, o acompanhamento e o cuidado contínuo. Fortalecer essa rede é investir diretamente na qualidade de vida das pessoas. É isso que me move: fazer entregas, tirar projetos do papel e transformar compromisso em realidade”, afirmou a prefeita Emília Corrêa.
A prefeita também ressaltou os avanços alcançados pela gestão desde o início de 2025. “Recebemos Aracaju com 45 Unidades Básicas de Saúde, um número que já não atendia plenamente às necessidades da cidade. Hoje, temos três unidades em construção e mais três com ordens de serviço assinadas. Desde janeiro de 2025, autorizamos o início das obras das Unidades de Saúde da Família Humberto Mourão, no São Conrado; João Bezerra, na Areia Branca; e Renato Mazze Lucas, no bairro Soledade. Agora, chegam também as novas unidades da Farolândia, Atalaia e Jabotiana. Estamos ampliando a rede para que os aracajuanos encontrem atendimento mais próximo de casa, com mais qualidade, conforto e dignidade”, destacou.
A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, explicou que a expansão da rede responde ao crescimento da demanda por atendimentos e permitirá reduzir a sobrecarga das unidades já existentes. Segundo ela, uma das novas unidades será a USF Walter Marcelo, na Farolândia, enquanto outras duas serão implantadas em estruturas modulares nos bairros Atalaia e Jabotiana. A unidade da Atalaia substituirá a atual USF Antônio Alves, enquanto a do Jabotiana ampliará a cobertura da Atenção Primária em uma das regiões que mais cresceram nos últimos anos.
A USF Walter Marcelo terá um papel estratégico. Hoje, a unidade que atende à região da Farolândia, localizada no Conjunto Augusto Franco, foi projetada para atender cerca de 18 mil pessoas, mas atualmente presta assistência a aproximadamente 40 mil usuários. Trata-se de uma demanda muito acima da sua capacidade. A Farolândia passou por um intenso processo de crescimento, principalmente com a verticalização do bairro, sem que a infraestrutura de saúde acompanhasse esse desenvolvimento. A nova unidade permitirá desafogar a estrutura existente e oferecer um atendimento muito mais qualificado à população”, explicou.
Moradores da região comemoraram a chegada da nova unidade. Maria do Carmo destacou os benefícios que ela trará para a comunidade. “Para nós, moradores, essa é uma notícia que traz muita esperança. Ter uma Unidade de Saúde da Família perto de casa vai facilitar muito a nossa vida. Muitas vezes precisamos nos deslocar para longe e buscar atendimento em uma unidade que já atende muita gente. Agora acreditamos que o atendimento será mais rápido, mais organizado e muito mais confortável”, afirmou.
Zilda Cristina, outra moradora, celebrou a assinatura das ordens de serviço. Para ela, a construção da nova unidade representa a realização de uma antiga reivindicação da comunidade. “Estou muito feliz com essa notícia e espero que tudo ocorra conforme o planejado”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








