A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPAM) da Polícia Militar de Sergipe resgatou 155 aves silvestres e autuou seis pessoas durante ações realizadas no Agreste sergipano, no último fim de semana. As fiscalizações integram o Programa Brasil Contra o Crime Organizado – Operação Protetor dos Biomas.
Fiscalização na Feira Livre de Itabaiana
No sábado, 23, equipes da CIPAM vistoriaram a Feira Livre de Itabaiana. Um homem foi flagrado comercializando uma ave nativa sem autorização e recebeu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ainda no local, os policiais apreenderam 136 pássaros que estavam expostos para venda ilegal; sem identificação dos responsáveis, as aves foram imediatamente devolvidas à natureza.
Ações em Moita Bonita
No domingo, 24, a operação prosseguiu em Moita Bonita. Três pessoas que mantinham aves nativas em cativeiro sem licença ambiental foram autuadas com TCOs. Nessa etapa, 19 pássaros foram resgatados e soltos no habitat natural.
Combate ao desmatamento em Campo do Brito
Também no sábado, 23, a CIPAM flagrou dois homens usando uma retroescavadeira para suprimir área de capoeirinha em Campo do Brito. Sem a devida autorização, ambos assinaram TCO por impedir ou dificultar a regeneração de vegetação nativa.
As ações da Operação Protetor dos Biomas seguem intensificadas no interior do estado, com foco na preservação da fauna e da flora locais.
Com informações de Infonet
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








