Aracaju – Entre 11 e 17 de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) concluíram a sexta fase da Operação Rotas da Fauna. A ação percorreu nove municípios e povoados do norte sergipano, resultando no resgate de 517 animais silvestres mantidos em cativeiro irregular.
No período, os agentes lavraram 119 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Foram recolhidas 487 aves – entre elas cardeal-do-nordeste, papa-capim, canário-da-terra, corrupião, sabiá e trinca-ferro – e 30 jabutis. Algumas espécies estão ameaçadas de extinção, como pintassilgo, curió, azulão e papagaio-verdadeiro.
Manter fauna silvestre em cativeiro sem autorização é crime previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998. As multas aplicadas na fase atual da operação ultrapassaram R$ 200 mil, podendo chegar a R$ 5 mil por exemplar, conforme a espécie.
Mais de 1,9 mil animais resgatados no trimestre
De janeiro a março de 2026, a PRF registrou 209 ocorrências ambientais em Sergipe, com 1.940 animais silvestres retirados de situações irregulares. O número representa aumento de 90,8% em relação ao mesmo período de 2025, quando 1.017 exemplares foram contabilizados.
Reabilitação e destino dos animais
Após avaliação técnica, a maioria dos animais saudáveis é solta no habitat natural. Aqueles sem condições imediatas de retorno passam por reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.
Apoio institucional e canais de denúncia
A operação contou com apoio do Instituto Federal de Sergipe (IFS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Freeland Brasil e do Cetas/Ibama. A população pode denunciar crimes ambientais à Adema pelo e-mail denuncia@adema.se.gov.br ou pelo telefone (79) 3198-7152, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Solicitações de resgate também podem ser encaminhadas via WhatsApp para (79) 99983-748, das 8h às 13h. Em rodovias federais, o contato pode ser feito diretamente com a PRF pelo telefone 191.
Com informações de Infonet
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








