O Hemocentro de Sergipe (Hemose), administrado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta, registrou queda no número de doações e alerta para a necessidade urgente de reabastecer os estoques de sangue.
Segundo a gerente de Coleta, Florita Aquino, os tipos A-, A+, B- e O- são os mais críticos. “Precisamos que doadores retornem e que novos voluntários procurem o Hemose. Cada doação pode salvar até quatro vidas”, ressaltou.
Motivos da redução
A diminuição está relacionada a fatores sazonais, como campanhas de vacinação e aumento de casos de gripe, que temporariamente impedem muitos voluntários de doar.
Quem pode doar
O candidato deve:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Apresentar documento oficial com foto.
Menores de 18 anos precisam de autorização assinada pelos pais ou responsável legal.
Funcionamento do Hemose
A unidade fica na Rua Quinze, s/n, bairro Capucho, em Aracaju, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (79) 3225-8019 ou pelo e-mail ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.
Florita Aquino reforça a importância da regularidade: “Quando há constância, conseguimos manter os níveis estáveis e garantir assistência à rede hospitalar”.
Com informações de Infonet
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








