Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 17, no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), a última reunião de 2015, do Gabinete de Gestão Operacional de Segurança Pública (GGO). O grupo, formado por gestores das polícias Civil e Militar tem como objetivo, formular estratégias para redução dos índices com base na análise dos dados estatísticos criminais do Estado de Sergipe. Esses dados são tabulados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim).
Durante o ano, foram formuladas novas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP’s) que trarão nova redistribuição territorial de delegacias e companhias da Polícia Militar. A redistribuição foi feita com base nas análises estatísticas, conforme detalha o coordenador do Ceacrim, delegado Jeferson Alvarenga. O Gabinete de Monitoramento de Resultados da Segurança Pública formado pelo decreto 30.116/2015 dita a dinâmica de funcionamento das AISP’s.
Em reuniões ocorridas nas áreas dos batalhões da PM em todo o Estado, durante o decorrer do ano, o Secretário Mendonça Prado, juntamente com o corpo técnico, sempre enalteceu o trabalho dos órgãos. “As reuniões são de fundamental importância, pois elas têm o intuito de promover, cada vez mais, a atuação conjunta das Polícias Civil e Militar, com o apoio do Poder Judiciário, imprescindível para aperfeiçoar os trabalhos no quesito segurança pública no Estado”.
O delegado Jeferson Alvarenga apresentou nesta tarde a análise dos dados estatísticos sobre a tipificação criminal, homicídio, em 2014 e 2015; a integração dos órgãos que realizam as estatíticas, tanto da Polícia Militar, como da Polícia Civil; esclareceu a dinâmica de funcionamento das AISP’s; e expôs a avaliação das ações em curso.