SSP EB visita SSP em busca de parcerias para o sistema de Comunicações Críticas

O secretário Mendonça Prado acompanhado de toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado recebeu na manhã desta quinta-feira, 2, o assessor de vice-chefe de Tecnologia da Informações e Comunicações do Exército Brasileiro (EB), tenente-coronel André Gustavo Pinheiro do Rêgo Barros. O oficial fez uma apresentação do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC) e buscou parcerias com o Estado.

O SISNACC foi utilizado pela primeira vez pelo Exército Brasileiro em 2013, durante a Copa das Confederações. “O Sistema já é utilizado no Piauí, Goiás, Mato Grosso do Sul, inclusive em Dourados (MS), o sistema já está trazendo resultados com a diminuição da criminalidade. Além disso, o sistema já é utilizado também pelo próprio EB, Departamento Penitenciário Nacional, Aeronáutica, e está sendo testado pela Polícia Federal e Polícia Militar do Paraná. Hoje, ele está presente em 20 cidades, sendo 17 capitais”, destacou o oficial.

A apresentação do SISNACC ocorre no momento em que Sergipe está investindo, com recursos do Brasil mais Seguro, mais de R$ 28 milhões para montar um moderno sistema de radiocomunicação digital que vai cobrir todo território sergipano com tecnologia de voz e dados. “Estamos concluindo os atos jurídicos para a implantação do sistema de radiocomunicação digital no Estado. Obviamente, o Exército tem experiência no setor de comunicações e os seus integrantes capacidade técnica para nos ajudar, no sentido de que tenhamos uma implantação e funcionamentos perfeitos do sistema”, disse.

O secretário ressaltou que a reunião teve o objetivo de iniciar uma parceria com o Exército no setor de tecnologia da informação. “Isso é essencial para que possamos aproveitar aquilo que temos de melhor em tecnologia, no aprimoramento dos serviços e fazer com que Sergipe desponte com um Estado que tem um sistema de comunicação perfeito e que correspondam às necessidades dos nossos policiais e de nosso povo”, explicou

O sistema do Exército tem um diferencial na comunicação de dados que é feita, por meio da tecnologia 4G LTE, a mesma utilizada na telefonia celular.  “Apresentei ao secretário uma proposta para criarmos uma agenda, fazer um workshop, trazendo a empresa que fez o projeto básico do SISNACC. A tecnologia de voz é diferente do sistema que a SSP está contratando, mas a proposta é que haja convergência na tecnologia de dados”, disse o coronel Rêgo Barros.

Vantagens

O coronel enfatizou, ainda, que a primeira vantagem do SISNACC é a garantia de interoperabilidade. “Todos os órgãos públicos utilizando o mesmo sistema, quer seja de voz, quer seja de dados, garanto que numa necessidade os órgãos terão a facilidade de interoperar, trabalharem juntos. Como por exemplo, no caso de uma catástrofe, ajuda humanitária, uma visita presidencial. Outras vantagens é que posso diminuir a freqüência necessária, e gerar economia de escalas”, destacou.

Mendonça agradeceu a presença do oficial e disse que a visita vai aperfeiçoar o contrato de gestão que será feito com a empresa vencedora da licitação responsável por instalar o parque tecnológico de radiocomunicação do Estado. Reuniões internas vão analisar a proposta do Exército de integrar Sergipe no SISNACC.

Acesse também:

Facebook: www.facebook.com/sspsergipe
Twitter: @sspsergipe
Instagram: @ascomsspse

Check Also

Desvio de recursos: Polícia e GAECO cumprem mandados em Aracaju e Dores

GAECO – Ministério Público 12 DE SETEMBRO DE 2019 | ATUALIZADO HÁ 52 MIN O ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.