Profissionais da Saúde de Socorro participam de treinamento sobre tuberculose

Dando prosseguimento à programação do Dia Mundial de Combate a Tuberculose, dia 24 de março, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, realiza nessa quarta, 8, e quinta-feira, 9, um treinamento sobre o manejo clínico da Tuberculose. O evento acontece no auditório da Secretaria da Saúde.

A capacitação, promovida pela Vigilância Epidemiológica, é destinada aos médicos e enfermeiros da Atenção Básica, aos representantes dos Caps, dos presídios, assim como dos laboratórios do Município de Socorro.

Nas oito horas de treinamento, divididas em dois dias, os profissionais irão atualizar os conhecimentos para o controle da tuberculose. “Nosso objetivo é estimular aos médicos e enfermeiros na busca ativa de pacientes com a doença. E, uma vez diagnosticada, a tuberculose, tratá-la em nossas unidades de saúde”, explicou a coordenadora municipal daTuberculose, Jéssica Ingrid.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e palestrante do treinamento, Heide Mesquita, a melhora da busca ativa previne e quebra a cadeia de transmissão da doença.

“As equipes do PSF precisam procurar todo paciente sintomático respiratório, que são as pessoas com tosse por mais de três semanas. Com um diagnóstico precoce, quebra-se a cadeia de transmissão, uma vez que o tratamento tem 99% de eficácia”, ressaltou Heide.

Check Also

Vacinação em Estância é ampliada para idosos acima de 65 anos 07/04/2021 às 07h02 Noticia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.