Ação integrada reforça o combate a agressores e o cumprimento de medidas protetivas. Investigados e condenados foram presos durante a Operação Mulher Segura.
A Polícia Civil de Sergipe intensifica ações para combater a violência contra a mulher por meio da Operação Mulher Segura. Essa operação é uma iniciativa integrada das forças de segurança pública que engloba medidas preventivas, educativas, ostensivas, repressivas e de investigação. Nesta ação, equipes cumpriram três mandados de prisão contra investigados e condenados por crimes relacionados à violência contra a mulher.
Uma das prioridades da operação é garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência e agir rapidamente diante de qualquer violação das determinações judiciais. A delegada responsável pela operação afirmou que a integração entre as forças de segurança é essencial para o enfrentamento da violência contra a mulher, e que as ações abrangem diversos âmbitos, desde a prevenção até a repressão e investigação.
Com o reforço de efetivo, a Polícia Civil tem intensificado o cumprimento dos mandados, sendo que a maioria das prisões está ligada ao descumprimento de medidas protetivas. Um caso específico foi destacado, em que um homem, proibido judicialmente de manter contato com a vítima, tentava se aproximar dela por meio de redes sociais, criando perfis falsos para monitorar seus passos. Após a vítima denunciar a situação, um procedimento foi instaurado e a prisão preventiva foi cumprida.
A delegada também destacou a possibilidade de prisão em flagrante em situações de descumprimento de medida protetiva, que pode resultar em pena de até cinco anos, sem direito a fiança. A Polícia Civil tem adotado outras medidas, como o monitoramento eletrônico, para garantir a segurança das vítimas. Um exemplo disso foi um caso em que um homem utilizando tornozeleira eletrônica foi preso antes de chegar à casa da vítima.
A celeridade nos casos de descumprimento de medidas protetivas é uma prioridade, considerando que as vítimas permanecem vulneráveis a novas aproximações. A delegada ressaltou que, felizmente, não há registros de feminicídios em Sergipe envolvendo mulheres que estavam sob proteção de medidas protetivas, reforçando a importância dessa ação.
Por fim, a delegada encorajou as vítimas a procurarem os canais de segurança e denunciarem eventuais violações das medidas protetivas, enfatizando que a Operação Mulher Segura continuará suas ações para proteger as mulheres em Sergipe.
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








