Entidade participou da 25ª edição do evento na Orla de Atalaia, no domingo (30). Comissão de Diversidade distribuiu panfletos e reforçou a defesa de direitos.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) participou, no domingo, 30, da 25ª edição da Parada LGBT+, realizada na Orla de Atalaia, em Aracaju. A presença da Diretoria da Seccional e de integrantes da Comissão Especial de Diversidade Sexual e de Gênero integrou a programação do evento.
Durante a ação, a OAB/SE promoveu uma atividade de conscientização com a distribuição de panfletos com informações sobre combate à LGBTfobia. A iniciativa foi descrita pela instituição como parte do compromisso com a promoção dos direitos humanos, a defesa da diversidade e a construção de uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.
A participação na Parada foi apresentada como continuidade da atuação da OAB/SE na defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+. A Seccional mantém, por meio da Comissão Especial de Diversidade Sexual e de Gênero, uma agenda de ações que inclui atividades de conscientização e debate, além da atuação em temas ligados à igualdade, ao Direito de Família, à identidade e ao enfrentamento da LGBTfobia institucional.
Em julho, a Comissão Especial promoveu um evento no qual a OAB/SE assinou e realizou a leitura de uma Carta de Compromisso e Apoio à causa LGBTQIAPN+, ato que foi citado como reafirmação do vínculo institucional com o enfrentamento à discriminação, a ampliação da representatividade da advocacia LGBTQIAPN+ e a defesa de direitos e garantias fundamentais.
Participar de um evento como a Parada LGBT+ é reafirmar que a defesa dos direitos humanos, da igualdade e do respeito à diversidade também faz parte do papel institucional da OAB. Precisamos estar presentes, dialogando com a sociedade e fortalecendo ações de enfrentamento à LGBTfobia e a todas as formas de violência e discriminação. A advocacia e a Ordem têm um papel fundamental na defesa de uma sociedade em que todas as pessoas possam viver com dignidade, liberdade e segurança
A fala acima foi proferida por Edênia Mendonça, vice-presidente da OAB/SE, durante a participação da instituição na Parada. Ela enfatizou a necessidade de diálogo com a sociedade e o papel da Ordem no fortalecimento de ações contra a discriminação.
A participação da OAB/SE na Parada LGBT+ reafirma um compromisso que não é pontual, mas permanente. Estar aqui, apoiando o evento, é ocupar um espaço de diálogo com a sociedade e reafirmar que a Ordem está comprometida com a defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+, com o enfrentamento à LGBTfobia e com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com a diversidade
O presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SE, Lucas Ernesto dos Santos, também destacou a importância da presença institucional na Parada e a parceria para a realização do evento, afirmando que a participação reforça um compromisso permanente com os direitos da população LGBTQIAPN+.
A presença da OAB/SE na 25ª Parada LGBT+ foi apresentada como parte do conjunto de iniciativas da Seccional voltadas à promoção dos direitos humanos, ao combate às diversas formas de discriminação e à defesa da igualdade, da cidadania e da dignidade de todas as pessoas em Sergipe.






Fonte: OAB Sergipe
Siga o Sergipe News e receba as notícias de Sergipe em primeira mão.








