Governo vai ao Santa Maria e leva mais de 30 serviços para a comunidade

O Governo do Estado aproxima os serviços mais urgentes dos cidadãos mais carentes. Está é a proposta do Programa Seidh Itinerante, que durante todo o dia de sábado, 05, levou confecção de carteiras de identidade e de trabalho, atendimentos de saúde, informações para a mulher, entre outros, à comunidade do bairro Santa Maria, na capital. O governador Jackson Barreto participou da ação, percorrendo os diferentes pontos de atendimento disponibilizados.

A organização da ação é da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), com a participação de outros órgãos estaduais. Esta é a terceira edição, as outras ocorreram nos municípios de Poço Redondo e Neópolis e para o governador, eles representam a presença do governo nestas localidades para além dos serviços geralmente já prestados. Nesta edição, o combate ao mosquito Aedes Aegypti também foi discutido.

 

foto gov 2
“Localidades como o Santa Maria precisam de ações como esta. Aqui também tem uma participação da secretaria da Saúde, nas áreas mais vulneráveis da nossa cidade e nós vamos continuar com esse trabalho, vamos voltar aqui no dia 20 e eu aproveito a oportunidade para convocar a sociedade, a comunidade aqui do bairro Santa Maria, as lideranças comunitárias, junto com as secretarias para a gente fazer, alem dos serviços prestados hoje, uma guerra ao mosquito da dengue e agora mais ainda com a ampliação dos casos de microcefalia em Sergipe, que é produzida através do zika vírus. Vamos fazer o trabalho de visita às casas, de conscientização da população, de que é preciso tirar a água parada onde estiver, é guerra contra o mosquito”, ressaltou Jackson Barreto.

A secretária de Estado da Inclusão, Marta Leão, explica que a ação identificou as reivindicações mais urgentes e, devido a demanda, o evento voltará a ser realizado no bairro no dia 20 de dezembro. ‘O anseio da comunidade é tão grande que, enquanto a gente não atender ao menos 30% do solicitado, a gente não sai do bairro”, destaca.

“Foi com a intenção de iniciar esse trabalho que o Governo, através da Seidh, desde março realiza este serviço. Estamos indo para o interior, os municípios mais carentes que nos solicitaram e vendo o anseio destas localidades através dos nossos espaços ‘Cuidar’, que mantemos em diferentes regiões. Durante estes últimos três meses, vimos a necessidade do bairro Santa Maria”, informa a secretária.

Saúde

A secretaria de Estado da Saúde se integrou ainda mais nesta edição do evento. O secretário José Sobral, que esteve presente durante a manhã, explicou o porquê da ação intensiva.

“Nós precisamos enfrentar a questão da microcefalia e a gente sabe que ela está associada ao Aedes Aegypti. Trouxemos aqui a nossa equipe de  brigada, vamos reforçar o trabalho, dando apoio a todos os municípios e também nesse bairro. É uma região que precisa ser controlada e o foco do trabalho hoje aqui é dizer ao cidadão de Aracaju e do nordeste brasileiro: na região Nordeste, 82% da larva do mosquito estão na nossa caixa d’água. A tampa, simplesmente, não resolve. É preciso fazer o isolamento, colocar um plástico, borracha, fita isolante, porque qualquer fresta o mosquito entra e coloca ovos e a gente continua tendo infestação. Estamos no começo do verão e vamos fazer um trabalho intenso”, destacou Sobral.

Os testes rápidos para as DST’s/Aids também forma realizados. “Já detectamos cinco casos de sífilis em mulheres, precisamos combater o sífilis congênita, Sergipe tem um índice muito negativo, ou seja, muitas crianças nascendo com a doença”, contou o secretário. Além desses, atendimentos básicos também foram buscados pela população. “Eu vim para fazer aferição da pressão arterial e glicemia, consegui verificar a pressão e já estou liberado. Foi rápido”, contou o morador Jacinto Ribeiro.

Atendimentos

Entre os serviços mais procurados está a confecção da carteira de identidade, com a presença do Instituto de Identificação. A proposta era entregar 400 documentos até o final da ação. O garoto Ivanclei Santos Ferreira, de 13 anos, acompanhado da mãe conseguiu o seu RG. Ele recebeu o documento das mãos do governador Jackson Barreto.

A dona de casa Jerusa Batista dos Santos ficou satisfeita por conseguir os documentos para ela e os filhos nas proximidades de casa. “Hoje vim tirar a segunda via para mim e a primeira dos meus filhos, e consegui”, conta realizada. “Fiquei sabendo do evento com os vizinhos e na televisão. Achei muito bom”, completou.

Mas teve grande procura também a confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), serviço de pedido do seguro desemprego. A servidora pública, Maria Geobiane da Silva, em poucos minutos teve o serviço que buscava.

“Vim tirar as carteiras de trabalho dos meus dois filhos, de 14 e 16 anos, que eles ainda não têm. Fui informada que dia 20 vai ter outro evento, e eu vou receber aqui mesmo”, conta satisfeita a moradora do bairro 17 de março.

O Seidh Itinerante contou também com os serviços da Unidade Móvel (ônibus lilás), da coordenadoria de Políticas para Mulheres; das coordenadorias de Assistência Social, da Mulher, da Juventude, dos Direitos Humanos, do Trabalho e Emprego e da Defesa Civil; do Samu; avaliação nutricional; palestra sobre educação, alimentar infantil, rodas de conversa, massagens, orientações às famílias de crianças e adolescentes com deficiência; atendimento do Banese Card; teste vocacional; e informações e atendimento sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.

Presenças

Durante a ação, estiveram presentes o deputado federal Fábio Mitidieri, os vereadores Max Prejuízo e Bigode, o gerente do Programa de DST/Aids Amir Santana, a superintendente do Samu Conceição Mendonça.

Check Also

Havan vai inaugurar loja em Aracaju no dia 17 de junho

Havan vai inaugurar loja em Aracaju no dia 17 de junho ECONOMIA em 8 jun, 2021 ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.