Tyler, The Creator usou uma música de Gilberto Gil sem autorização e fez uma ligação para pedir desculpas ao músico brasileiro.

Tyler, The Creator usou uma música de Gilberto Gil sem autorização e fez uma ligação para pedir desculpas ao músico brasileiro.

O rapper norte-americano Tyler, The Creator se envolveu em uma situação delicada ao usar a música brasileira “Duplo Sentido”, de Gilberto Gil, em uma campanha publicitária da Golf Le Fleur, marca da qual ele é proprietário. No entanto, Tyler não obteve autorização para utilizar a canção.

A versão escolhida por Tyler é aquela interpretada por Tetê da Bahia, lançada em 1976. Devido à extensão da campanha, a quase totalidade da faixa pode ser ouvida. Confira a gravação abaixo!

Segundo informações fornecidas à equipe do G1, a assessoria de Gilberto Gil anunciou que a Sony Publishing, editora musical encarregada de administrar o catálogo do cantor, buscará uma compensação financeira devido à utilização não autorizada da música “Duplo Sentido” na campanha publicitária da Golf Le Fleur, de Tyler, The Creator, em veiculação desde 6 de dezembro.

Como forma de se desculpar pela situação, Tyler telefonou diretamente para Gilberto Gil, expressando seu apreço pelo artista brasileiro. Nas redes sociais, Gilberto Gil compartilhou um texto escrito por Evandro Fióti, empresário envolvido recentemente em outra questão relacionada a direitos autorais.

O texto de Fióti destaca a surpresa e decepção com a situação, questionando o fato de Tyler, The Creator, não ter estabelecido diálogo prévio ou negociado os direitos autorais antes de utilizar integralmente a música de Gilberto Gil. Fióti expressa a esperança de que a questão seja resolvida de maneira justa e equilibrada, destacando que, se a situação fosse inversa, a resolução poderia ser menos amistosa.

Compartilhar Post